AgendaGiro

Com lavagem tradicional, Sapucaí recebe ensaios das escolas

Com lavagem tradicional, Sapucaí recebe ensaios decisivos das escolas

Ritual simbólico marcou o fim de semana que encerrou a sequência de testes das escolas na avenida

A Marquês de Sapucaí foi palco, no último sábado (07), da tradicional lavagem da pista, cerimônia que faz parte do calendário do Carnaval carioca e reúne fé, cultura e respeito à história do samba. Nem mesmo a chuva atrapalhou o ritual, que contou com a presença de baianas, representantes das escolas de samba e integrantes da cultura popular, em um gesto de agradecimento e de pedido de proteção para os desfiles.

Com flores, água de cheiro e cânticos, o cortejo percorreu a avenida reforçando a ligação entre o samba e as tradições afro-brasileiras. Além do simbolismo religioso, a lavagem também marcou a preparação do Sambódromo para receber novamente as agremiações e o público nos dias seguintes.

A partir de sexta-feira (06), a Sapucaí voltou a ganhar ritmo com os ensaios das escolas de samba, que chegaram à sua etapa final ao longo do fim de semana. As apresentações serviram para ajustes decisivos de evolução, harmonia e tempo de desfile, além de testes de som e posicionamento na pista. Foi a última oportunidade para correções antes das apresentações oficiais.

As arquibancadas receberam bom público, criando um clima de expectativa e de Carnaval cada vez mais próximo. Com a lavagem realizada e os ensaios encerrados, a Marquês de Sapucaí entra agora em contagem regressiva para os desfiles, pronta para, mais uma vez, ser o principal palco do espetáculo que move o Rio.

 

 

 

Deixe um comentário