VISIT RIO: MARCA REGISTRADA DO TURISMO CARIOCA
Reconhecida como entidade de utilidade pública, a fundação possui mais de 200 empresas mantenedoras e trabalha para impulsionar a visibilidade global do Rio de Janeiro.
A receptividade do carioca é algo que chama a atenção dos turistas. E, se falarmos da imponência das belezas naturais, algo que muito nos favorece, logo pensamos na máxima popular: “o Rio continua lindo” e exuberante. Somam-se às encantadoras paisagens e ao calor humano outros fatores, como a conjugação de esforços entre os setores público e privado, que atuam de maneira significativa para elevar nossas potencialidades turísticas. Tanto é que, de janeiro a maio de 2025, a cidade recebeu mais de 1 milhão de turistas internacionais, fruto da efervescência do réveillon, do nosso carnaval pujante (especialmente com a extensão para três noites de desfiles na Marquês de Sapucaí) e do megashow da cantora Lady Gaga, na praia de Copacabana. Também é válido destacar o sucesso de público alcançado recentemente durante a Bienal do Livro, com cerca de 740 mil visitantes ao Riocentro – um recorde!
Nesta edição da coluna, reconhecemos os resultados expressivos para o turismo e a parcela de contribuição do Visit Rio Convention Bureau, uma fundação privada, sem fins lucrativos, classificada como entidade de utilidade pública, situada na cidade do Rio de Janeiro. A proposta é estimular o fluxo de turistas na capital carioca e fomentar a realização de congressos e eventos técnicos, científicos, culturais e esportivos, nos âmbitos nacional e internacional, tendo como premissa impulsionar a economia local, apoiar os associados e tornar o Rio de Janeiro, a cada dia, um destino global absolutamente competitivo.

O Rio de Janeiro alcançou a 4ª posição no ranking das Américas da International Congress and Convention Association (ICCA) em 2024. Na colocação mundial, subiu para a 35ª posição, com crescimento de 39% no número de eventos internacionais realizados em comparação ao ano anterior. A cidade registrou um aumento de 56% na realização de congressos e eventos internacionais reconhecidos pela ICCA.
O objetivo inicial da fundação, criada em 1984, era captar eventos e congressos. Em 1985, houve a adesão à ICCA. Anos depois, já em 1993, foi elaborada a room tax, uma taxa de turismo reconhecida internacionalmente, sendo uma contribuição voluntária dos hóspedes. Passos considerados importantes para consolidar a imagem da entidade no setor de turismo. Buscando ampliar a atuação, em 1994 foi criado o Departamento de Turismo e Incentivo do Visit Rio, indo muito além do conceito de realização de eventos e posicionando a cidade também como destino de lazer, o que levou à evolução para o Rio Convention & Visitors Bureau.

Em maio deste ano, o Visit Rio realizou a reunião em que fui eleito como o novo presidente-executivo da fundação para o biênio 2025-2027. No encontro, também foram definidos os novos membros dos Conselhos Curador e Fiscal, responsáveis por acompanhar e orientar as diretrizes da fundação. Mesmo atuando em sinergia com os setores governamentais, o Visit Rio não depende do governo para desenvolver suas ações. Seguiremos trabalhando como uma organização independente com muitos desafios pela frente. Como destacou a presidente do nosso Conselho Curador, Alexandra Bueno, a instituição divulga para o mundo o que é o Rio de Janeiro. “Fazemos o marketing de toda a cidade, mostrando suas benfeitorias e como podemos receber os turistas que aqui chegam, além da captação de grandes eventos que contribuem muito com a rede hoteleira”, complementa.
“O Visit Rio é capaz de inspirar pessoas, especialmente viajantes nacionais e internacionais, trazendo um fluxo contínuo de turistas para a nossa cidade. Sabemos que o Rio tem uma grande conversão de turistas nacionais, mas também trabalhamos arduamente para promover o turismo no exterior. Contamos com representações que atuam permanentemente na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa.”
Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio
PARCEIROS ESTRATÉGICOS
Poder público: Parcerias com Fecomércio, prefeitura do Rio, Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), Embratur e Ministério do Turismo.
Setor privado: Mais de 200 empresas mantenedoras, como operadoras de turismo, hotéis, companhias aéreas e agências de eventos.
Aeroportos: Colaboração estratégica com o Aeroporto Internacional RioGaleão para promover a ampliação da conectividade aérea.
FRENTES DE ATUAÇÃO
O decreto municipal nº 56.184, publicado em 5 de junho de 2025, tornou obrigatória a presença da marca Visit Rio em toda comunicação de eventos realizados em áreas públicas ou com o apoio da prefeitura. Vale destacar que o impacto social e econômico da fundação contribui para a geração de empregos, renda e fortalecimento de setores como hotelaria, alimentação e transporte. Além do aspecto da promoção turística que reposicionou a marca Visit Rio no mercado nacional e internacional, a entidade possui diversas frentes de atuação:
Captação de eventos: Atração de congressos, feiras, eventos esportivos, culturais e corporativos.
Treinamento e capacitação: Ações em parceria com órgãos públicos para treinar profissionais do turismo.
Sustentabilidade: Plano de responsabilidade ESG para alinhar ações com boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Turismo de luxo: A cidade do Rio de Janeiro foi incluída no grupo Virtuoso e na Serandipians, redes globais de consultores especializadas em viagens de alto padrão. E com uma ressalva importante: o Rio é a primeira cidade brasileira a fazer parte desse grupo.
Turismo esportivo e cinematográfico: Projetos de destaque incluem o Mapa de Oportunidades, para que o Rio de Janeiro sedie eventos esportivos nos próximos 10 anos, em parceria com a prefeitura do Rio, e seja inserido na rota do turismo audiovisual, com a colaboração da RioFilme.
Turismo religioso: A instituição também inovou ao criar a categoria de turismo religioso, assumindo posição de vanguarda e abrangendo as mais diversas correntes e credos.
Turismo de eventos: Somente no primeiro trimestre de 2025, o Visit Rio atuou na captação de 54 eventos, sendo 12 nacionais e 42 internacionais, além da abertura de 42 novas oportunidades. A fundação também mantém 100 eventos em prospecção.

PLANEJAMENTO E FORÇA DE TRABALHO
A articulação institucional e o engajamento do trade fizeram com que o Visit Rio obtivesse elevados resultados nos últimos dois anos, como prova do planejamento estratégico da entidade – o que ratifica sua capacidade de atuação multissetorial. Veja os números divulgados pela fundação no relatório do biênio 2023-2025:
188 palestras e eventos do trade;
43 eventos próprios realizados pela fundação;
79 feiras, roadshows e eventos nacionais e internacionais com a marca Visit Rio;
18 mercados nacionais impactados;
28 mercados internacionais impactados;
52 famtours (viagens de familiarização para agentes de viagens);
18 press trips com cobertura de veículos de imprensa estratégicos;
56 novos mantenedores;
208 associados ativos até junho de 2025.
Com números expressivos, a fundação Visit Rio abriu portas para novos mercados, elevou o ticket médio da cidade e expandiu sua imagem no exterior. Trata-se de uma fundação que evidencia tudo aquilo que a Cidade Maravilhosa tem de melhor. Afinal, aqui estão os maiores espetáculos da Terra!
Viva o Rio como um carioca! Live Rio like a carioca.
Luiz Strauss é presidente do Visit Rio
Contato por e-mail para ser um mantenedor: [email protected]