Lady Gaga em Copa e Todo Mundo no Rio!
Após os megashows de Madonna (em 2024) e Lady Gaga, em 3 de maio deste ano, mais três shows desse porte estão confirmados para o próximo triênio. “Todo Mundo no Rio” é uma série de grandes shows musicais internacionais realizados na praia de Copacabana, promovidos pela prefeitura do Rio, com produção da Bonus Track e patrocínio da cerveja Corona. Em entrevista à Revista Manchete, o diretor da Ambev no Rio de Janeiro, Guilherme Machado, confirmou a realização de mais três shows nesse porte, consolidando o mês de maio como uma data de celebração cultural da cidade. A iniciativa coloca o Rio de Janeiro em evidência no cenário internacional, como um destino de eventos de grande magnitude.
Com o anúncio do calendário de eventos deste ano, começou a especulação em torno dos nomes dos próximos artistas, principalmente depois que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que a banda U2 poderia se apresentar na praia de Copacabana em maio de 2026 e também mencionou a possibilidade de negociar um show da Beyoncé. Mas o fato é que, até o momento, não há uma definição sobre o próximo artista ou banda.
“Não posso falar um nome ainda, porque não está fechado, mas acho que o importante é ter a clareza do tamanho do evento e é do interesse dos artistas internacionais se apresentarem na areia de Copacabana, porque eles sabem o público que os espera”, declarou Guilherme, representando a cerveja Corona, patrocinadora do evento.
Grandes artistas já se apresentaram em shows gratuitos em Copacabana, além de Madonna e Lady Gaga, Entre eles, destacam-se Alok (2023), Stevie Wonder (2012), Rolling Stones (2006), Rod Stewart (1994), Roberto Carlos (2010) e, anteriormente, Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso (1994). O fato de ser um evento público e ao ar livre configura o maior alcance de pessoas, independentemente da condição financeira.
O IMPACTO DO SHOW PARA A ECONOMIA DO RIO

Mais de dois milhões de fãs lotaram a praia de Copacabana na noite de 3 de maio para assistir ao megashow de Lady Gaga, batendo o recorde de maior público já registrado por uma artista feminina na história. Não foram apenas ruas, hotéis e comércio do Rio que tiveram sua rotina alterada; os aeroportos também registraram uma movimentação bem acima do normal. Toda a cadeia de turismo se beneficiou enquanto o clima “Gagacabana” (estratégia de marketing) estava no ar. Pequenos, médios e grandes comerciantes também foram positivamente impactados, gerando uma movimentação de mais de R$ 600 milhões na economia. O ticket médio do turista estrangeiro é considerado de R$ 590,40, por dia, na cidade do Rio. Já o do brasileiro é de R$ 515,84, e o do carioca e morador da região metropolitana do Rio de Janeiro, de R$ 133,60.
Uma semana antes do show, a cidade já sentia a movimentação de turistas. A estimativa inicial de 240 mil visitantes foi amplamente superada: mais de 500 mil turistas desembarcaram na cidade entre os dias 1º e 3 de maio, segundo dados consolidados pela Rodoviária Novo Rio e pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). A prefeitura do Rio mobilizou todos os seus órgãos para garantir a segurança, a logística e o conforto do público, em uma operação integrada que contribuiu para o sucesso do evento.
O show de Lady Gaga reforçou a imagem da cidade no mercado internacional. Os organizadores do evento afirmam que, somente com o anúncio do show, a estimativa de publicidade gratuita para a cidade na mídia global foi de US$ 48 milhões, o equivalente a R$ 280,5 milhões. Com o show, a expectativa foi de mais de R$ 1 bilhão.
“O show da Lady Gaga, além de reforçar a nossa capacidade em sediar grandes eventos, promove o Rio como um destino turístico completo. É mais uma possibilidade de mostrar internacionalmente as potencialidades turísticas que o Rio tem para oferecer”, destacou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
O show da Lady Gaga contou com uma megaestrutura, incluindo um palco de 1.260 m², projetado para ser mais amplo do que o palco usado por Madonna no ano anterior. De bem longe dava para avistar o LED com 800 m², além de 16 torres ao longo da praia com painéis de 9 metros de altura que reproduziram as imagens do show de forma sincronizada. A área VIP foi delimitada para patrocinadores, bares e alimentação. Foram instaladas 500 cabines sanitárias, incluindo banheiros adaptados e áreas acessíveis para pessoas com deficiência. Para facilitar a visão do público, o palco foi montado a 2,2 metros da areia.


GAGA DECLARA SEU AMOR AO BRASIL

Podemos dizer que os little monsters, como são chamados os fãs de Gaga, também prepararam um show para a artista. Montaram acampamento em frente ao hotel Copacabana Palace por vários dias e formaram um mar paralelo sobre a areia para cantar junto com a mother monster. Visivelmente emocionada, a artista entregou o seu melhor e declarou o seu amor.
“O povo do Brasil é a razão pela qual eu posso brilhar. Hoje vocês estão tão vibrantes e lindos quanto o sol e a lua surgindo sobre o oceano.”
Lady Gaga, após cantar o hit Paparazzi

E as declarações continuaram em tom de desculpas pela espera tão prolongada por esse reencontro. Quase 15 anos se passaram desde que ela veio ao Brasil pela primeira vez. Lady Gaga chegou a cancelar sua apresentação no Rock in Rio, há oito anos, para tratar de sua saúde. Mas, desta vez, recompensou seus fãs com grandes performances a plenos pulmões. “Hoje, eu vou dar tudo de mim. Vamos fazer deste o maior show que já fizemos juntos (e de fato fizeram). Vamos sentir que cada segundo valeu a pena. Eu amei vocês há dez anos e eu amo vocês esta noite. Obrigada, Brasil. Amo vocês para sempre”, completou.
Quem viveu esse momento, mesmo muito distante do palco, apenas com a visão do telão, relata ter sido memorável. A artista homenageou os brasileiros com figurinos verde e amarelo e, durante How Bad Do U Want Me, seus bailarinos se apresentaram vestidos com a bandeira da Seleção Brasileira. E antes de Shallow, uma das músicas mais aguardadas, Gaga declarou sua intimidade: “Da última vez que estive aqui, nós nos tornamos amigos. Agora, somos família”. Ao final do show, entoou outro grande sucesso: Bad Romance. Sentada no palco, rodeada por seus dançarinos, assistindo aos fãs cantarem a canção em coro para ela, Lady Gaga fez uma declaração, despedindo-se: “Eu amo você, Brasil’.

Pedro Guimarães é diretor-presidente da APRESENTA – Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins. Foi secretário de Turismo da prefeitura e subsecretário de Esportes e Eventos do estado do Rio de Janeiro. Foi CEO da Marina da Glória e é empresário de diversos segmentos.