O tradicional Clube do Feijão Amigo, fundado há 45 anos e hoje presente em mais de 30 países, reuniu personalidades de destaque nos segmentos turístico, político e empresarial, durante almoço no Pareo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Entre os homenageados, o Secretário de Estado de Turismo Gustavo Tutuca recebeu da Confraria uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho.



A associação que reúne os principais nomes do trade turístico no Brasil e no exterior promoveu seu encontro regional deste ano no restaurante Páreo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 29 de abril. Capitaneado pelo presidente da confraria no Rio, o decano do turismo brasileiro Nilo Sérgio Félix, o almoço reuniu cerca de 180 pessoas, divididas entres os setores turístico, político e empresarial da sociedade carioca e fluminense. Entre elas, o secretário de Estado de Turismo Gustavo Tutuca, um dos homenageados de destaque no evento por seus relevantes serviços prestados ao turismo fluminense. Além de Tutuca, também foram homenageados o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, o líder da hotelaria carioca, Alfredo Lopes, entre outras personalidades.

Nilo Félix, na condição de presidente da organização no Rio, também fez uma saudosa referência ao amigo e fundador da confraria, o empresário Michel Tuma Ness, mais conhecido como Michelão, que faleceu aos 81 anos. “Um ícone do turismo brasileiro. O saudoso Michelão permanece. Ele deixou esse legado. Então nós estamos aqui com as principais lideranças do setor. Homenageamos algumas pessoas na certeza de que o Feijão Amigo é uma coisa fraterna”, afirmou.
O empresário Alexandre Tuma Ness, herdeiro do fundador, também marcou presença no encontro, comandando a já tradicional “Mortadela do Michelão”, marca registrada nos encontros da organização e em diversos eventos de turismo.

“Feliz de estar aqui no Clube do Feijão Amigo, que é uma entidade que representa e homenageia tantas pessoas importantes do turismo, especialmente neste momento em que o Rio de Janeiro tem retomado seu protagonismo no turismo internacional. A gente tem o apoio do governador Cláudio Castro, com todo o investimento necessário para isso, e que entendeu de fato a importância do turismo para a economia do Rio.”
Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo
“Esse encontro não poderia ser em um momento melhor. E fazemos uma homenagem ao secretário Gustavo Tutuca, que está realizando um trabalho espetacular à frente da secretaria de Turismo do Estado”, enfatizou Nilo Félix. Já o homenageado Gustavo Tutuca externou sua felicidade pelo reconhecimento de seu trabalho no comando das políticas públicas de turismo no Rio.
Nilo Félix, na condição de presidente da organização no Rio, também fez uma saudosa referência ao amigo e fundador da confraria, o empresário Michel Tuma Ness, mais conhecido como Michelão, que faleceu aos 81 anos. “Um ícone do turismo brasileiro. O saudoso Michelão permanece. Ele deixou esse legado. Então nós estamos aqui com as principais lideranças do setor. Homenageamos algumas pessoas na certeza de que o Feijão Amigo é uma coisa fraterna”, afirmou.


O empresário Alexandre Tuma Ness, herdeiro do fundador, também marcou presença no encontro, comandando a já tradicional “Mortadela do Michelão”, marca registrada nos encontros da organização e em diversos eventos de turismo.
“A gente fica muito feliz de saber que o Rio de Janeiro sempre foi uma liderança do Clube do Feijão Amigo, fundado há 45 anos pelo meu pai. O Clube já percorreu os 27 estados do Brasil. Mas o Rio sempre foi a liderança do Clube, divulgando políticas públicas para o turismo.”
Alexandre Tuma Ness, empresário
CONFRARIA SURGIU NA DÉCADA DE 1980
Ocupando a posição de vanguarda na divulgação do turismo, da cultura e da gastronomia do Brasil, o Clube do Feijão Amigo foi criado no ano de 1980, há 45 anos, pelo empresário Michel Tuma Ness, mais conhecido como Michelão, figura amplamente reconhecida como ícone do turismo brasileiro, e que presidiu a Federação Nacional de Turismo (Fenactur).
O propósito de criação do Clube do Feijão Amigo foi incentivar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor turístico em todo o território nacional e que pudessem ser divulgadas com o símbolo da gastronomia brasileira: o feijão!
Formada majoritariamente por empresários e líderes, a confraria está presente em todo o território nacional, nos 27 estados da federação, mais Fernando de Noronha, além de 30 países, sendo responsável por centenas de homenagens a diversas personalidades da vida pública, incluindo presidentes, governadores e prefeitos de todo o Brasil.
Nilo Félix assumiu a presidência da organização no Rio de Janeiro em 1990, a convite do presidente nacional Michelão e de Aldo Siviero, que ocupava o cargo de diretor da Varig. Na mesma época, uma comissão da confraria foi formalizada e composta por Aldinho Júnior, Luiz Antônio Kallut e Sergio Cinelli.
O crescimento das atividades do grupo era notório. Fruto da paixão de seus dirigentes e associados, uma legião gigantesca de apaixonados pelo Clube, que realizou cinco grandes encontros durante o ano. Algo que inevitavelmente despertou a atenção das grandes empresas para que patrocinassem os eventos. O Banco Nacional, por exemplo, durante a realização do congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), em Fortaleza, lançou o cartão de crédito bandeira Visa do Clube do Feijão Amigo. Um salto monumental da organização que cresceu de forma significativa, impactando positivamente o turismo nacional e internacional, empunhando a bandeira de nosso país pelo mundo inteiro.
Carlos Martins é jornalista e comunicador de rádio e televisão
Fotos: Isabela Salles e Fred Pontes