Giro

GM-Rio apresenta estrutura da Divisão de Elite – Força Municipal

GM-Rio apresenta estrutura da Divisão de Elite – Força Municipal

Força contará com 118 veículos e 600 agentes; início das operações está previsto para março

A Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal apresentou, nesta última quarta-feira (04), as viaturas, uniformes táticos, armamentos bélicos e não bélicos e demais equipamentos que irão compor sua estrutura operacional. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do vice-prefeito Eduardo Cavaliere e do diretor-geral da Força Municipal, Brenno Carnevale.

A estrutura contará com 118 veículos, entre pick-ups, motocicletas e vans, que serão utilizados em ações de patrulhamento preventivo e ostensivo. A Força Municipal terá inicialmente 600 agentes, com atuação prevista para começar a partir do mês de março, em áreas definidas com base na análise das manchas criminais e critérios territoriais.

Durante o evento, o prefeito destacou que a atuação da Força Municipal será complementar às forças estaduais de segurança.

“Nós queremos ser complementares a quem tem a responsabilidade de fazer a segurança pública no estado do Rio e em todo o Brasil, que são os governos estaduais, com a Polícia Militar e com a Polícia Civil. Com a implantação da Força Municipal, vai liberar a Polícia Militar para se concentrar, por exemplo, na retomada de territórios ocupados pela criminalidade. A Força Municipal vai agir nas ruas, em cima de roubos e furtos, a partir de manchas criminais, com missões claras, com comandos específicos, para que possamos não só ter o resultado, como mensurar esse resultado, que é fundamental em qualquer política pública”, afirmou o prefeito.

Além do patrulhamento motorizado, as equipes também atuarão a pé, em duplas ou trios, ampliando a presença territorial e a proximidade com a população.

Na Academia da Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal, foram entregues 1.500 pistolas Glock, além de equipamentos de menor potencial ofensivo, como spray de pimenta, gás lacrimogênio, tonfas e tasers. Também foram distribuídos uniformes e equipamentos de uso individual, incluindo itens específicos para o motopatrulhamento.

“O trabalho da Força Municipal parte de premissas muito claras: agentes bem selecionados, bem treinados, bem preparados e equipados para atuar nas ruas com planejamento, controle e supervisão permanentes. Ao disponibilizar diferentes tipos de equipamentos, garantimos que as equipes tenham alternativas técnicas para cada situação, aplicando o uso diferenciado da força de forma responsável. Isso permite que os agentes atuem desde o primeiro dia com segurança, clareza de missão e capacidade de resposta adequada”, afirmou o diretor-geral da Força Municipal, Brenno Carnevale.

A preparação da Força Municipal inclui acompanhamento operacional por sistemas integrados vinculados à Sala de Monitoramento e Gestão Operacional, instalada no Centro de Operações e Resiliência (COR), com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, e uso obrigatório de câmeras corporais durante o patrulhamento.

Confira o vídeo completo: 

https://www.instagram.com/reel/DUYgoUrjtAz/?igsh=MWxhdGVtNXpqNzB2eg==

 

Deixe um comentário