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Paço Imperial apresenta “Geometria Visceral”, nova exposição de Gilberto Salvador

Paço Imperial apresenta “Geometria Visceral”, nova exposição de Gilberto Salvador

O Paço Imperial inaugura, na próxima terça-feira, 9 de dezembro de 2025, a exposição “Geometria Visceral”, que apresenta um amplo panorama da produção mais recente do artista paulistano Gilberto Salvador. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra reúne cerca de 40 obras, entre pinturas, esculturas e vídeos, distribuídas pelos três salões do segundo pavimento do Paço. Após 17 anos sem expor no Rio de Janeiro, Salvador retorna à cidade com a qual mantém forte relação, refletida em obras que retratam a paisagem carioca.

Atento à acessibilidade, o artista, que tem dificuldade de locomoção devido à paralisia infantil, criou duas esculturas táteis que poderão ser tocadas pelo público. “Acho fundamental o público ter essa experiência”, afirma.

Para a curadora, a chegada da exposição ao Rio também revela um caráter de descoberta. “A obra de Salvador, essencial na cena artística paulista, ainda é pouco conhecida no Rio, muito em razão das dificuldades de locomoção do artista, cadeirante e discreto sobre suas limitações. Por isso, esta mostra oferece ao público carioca a oportunidade rara de conhecer um artista em plena maturidade criativa”, destaca Denise Mattar.

Embora centrada na produção recente, a exposição começa com obras emblemáticas das décadas de 1960 e 1970, que marcam o início da trajetória do artista. Entre elas está “Viu…!” (1968), que dialoga diretamente com o contexto da ditadura militar. “Desde seus primeiros trabalhos, Gilberto fundiu a racionalidade construtiva a um impulso visual orgânico. Suas experimentações revelam uma consciência política presente no próprio gesto artístico, a cor como discurso, o traço como denúncia”, explica a curadora.

A trajetória de Salvador parte de obras mais figurativas e avança para composições cada vez mais abstratas, sempre com forte presença de materiais diversos, acrílico, metal, tinta e objetos vindos da construção civil, em referência à sua formação em Arquitetura e Urbanismo. Os recortes que destacam formas e a paleta vibrante, marcada pela brasilidade, são características constantes. O artista relembra que a inspiração para os recortes vem da infância, quando se impressionava com cartazes recortados em portas de cinemas. “Esse fator me acompanha até hoje, junto ao cromatismo forte que tem a ver com a nossa tropicalidade. O Brasil é colorido”, diz. A curadora reforça: “Linhas geométricas, volumes fragmentados e composições calculadas evocam seu olhar de arquiteto, sempre permeado por inquietações subjetivas.”

O título “Geometria Visceral” reflete exatamente essa combinação entre rigor construtivo e organicidade. “Mesmo nas obras que dialogam com a Pop Art, a geometria está sempre presente, mas acompanhada por um contraponto orgânico que atravessa toda a trajetória de Salvador”, afirma Mattar.

As primeiras salas apresentam obras históricas e as esculturas táteis. Depois, a mostra se organiza por temas e linguagens, incluindo peças que representam paisagens do Rio de Janeiro, do Morro Dois Irmãos ao Pão de Açúcar, passando pelo Saco do Mamanguá, em Paraty, algumas inspiradas nos desenhos de Thomas Ender, feitos no século XIX.

Um conjunto de obras com quadriculados, que remetem a azulejos de piscinas, também se destaca. “São memórias gráficas das piscinas onde eu nadava. Esse padrão virou quase uma textura do meu trabalho, gerando tridimensionalidade quando a madeira é recortada”, explica Salvador.

Outra série reúne nove obras amarelas em caixas de acrílico que contêm materiais diversos, como prumos, bolas de tênis pintadas de preto e placas de chumbo marteladas e costuradas na madeira. “São linguagens múltiplas, com suportes variados, da aquarela à escultura”, comenta o artista.

O acrílico, especialmente o que polariza a luz, aparece em outras obras que parecem emitir luminosidade. Uma delas será exibida em uma sala com parede preta, para evidenciar o efeito.

Na última sala, vídeos apresentam o processo de trabalho do artista e mostram obras que não estarão fisicamente presentes, como aquarelas feitas com café e gravuras em metal, ampliando a compreensão de sua pesquisa visual.

Gilberto Salvador é formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP e possui mais de 60 anos de trajetória. Entre suas principais exposições individuais estão “Água + Forte” (2017), no MACC; “Dois momentos” (2013), na Pinacoteca de São Paulo; “Gênesis” (2009), no Museu da Casa Brasileira; “Reflexões Visuais” (2006), no Espaço Cultural da FIESP; “O Reino Interior” (2001), na Pinacoteca de São Paulo e no Museu Alfredo Andersen; “30 Anos de Pintura” (1995), no MASP; e “História Natural do Homem Segundo Gilberto Salvador” (1985), também no MASP

Serviço: Gilberto Salvador – Geometria visceral

Abertura: 9 de dezembro de 2025, das 15h às 19h

Exposição: até 1º de março de 2026

Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial [2° pavimento]

Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Terça a domingo e feriados, das 12h às 18h.

Entrada gratuita

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