Casa Brasil: o novo núcleo da criatividade brasileira
Em uma nova fase, o tradicional equipamento cultural do Centro do Rio, antigo Casa França-Brasil , muda de nome, reforça sua programação e reafirma a importância da pluralidade da arte brasileira.

A Casa Brasil, apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, abre suas portas para celebrar a brasilidade. A partir do dia 19, com entrada gratuita, a exposição Casa Brasil reúne trabalhos de 57 artistas de todas as regiões do país. A mostra marca o início de um novo momento para um dos mais importantes espaços culturais do Corredor Cultural do Centro. No mesmo período, o público também poderá visitar a exposição “Tarde do Fauno”, individual do artista Arthur Chaves.
Resultado de um processo curatorial realizado por meio de chamada pública, a exposição recebeu cerca de mil inscrições de artistas de todo o Brasil, reforçando a representatividade e a diversidade que orientam o projeto. A Casa Brasil funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, e a mostra fica em cartaz até 15 de março de 2026, com programação totalmente gratuita.
“A Casa Brasil amplia sua vocação como um espaço democrático e de promoção de arte acessível ao público, mostrando a diversidade cultural do país em um ícone da nossa história. É um patrimônio a serviço da cultura e da pluralidade da arte brasileira”, destaca Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Com curadoria de Aliã Guajajara, Cadu, Marcelo Campos, Jocelino Pessoa e Tania Queiroz, a exposição apresenta 259 obras que representam múltiplos estilos, linguagens e expressões da cultura nacional, todas selecionadas por meio de convocatória pública.
“Diante de tantas propostas significativas, escolhemos aquelas que pudessem apresentar os ‘brasis’, suas territorialidades e diferentes formas de pensar, criando significados poéticos para tantas possibilidades. Também consideramos a história da Casa, sua inserção no território fluminense, seu reposicionamento e a relação com sua arquitetura”, explica Tania Queiroz, diretora da Casa Brasil.
A primeira mostra individual da nova fase da Casa Brasil é assinada pelo artista Arthur Chaves, que apresenta a instalação inédita “Tarde do Fauno”. Seu trabalho envolve ocupações feitas com materiais têxteis, criando superfícies e volumes que dialogam com o espaço, com memórias pessoais e com a História da Arte.
Usando máquina de costura, tecidos e roupas como ponto de partida, o artista propõe novas abordagens para pintura, desenho e escultura, estabelecendo diálogos com o teatro e outras artes da cena , convidando o público a interagir com suas personagens e paisagens.
A Casa Brasil, antes conhecida como Casa França-Brasil, é um centro cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, em parceria com a V ARTE, é realizado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio oficial da Petrobras.
A mudança de nome e o reposicionamento fazem parte de um amplo projeto de reestruturação do espaço, que foi contemplado pelo edital Novos Eixos da Petrobras, na linha Ícones da Cultura Brasileira, entre mais de 8 mil propostas inscritas. Assim, a Petrobras torna-se patrocinadora oficial nesta nova etapa.
“Nesta primeira grande exposição da nova fase da Casa Brasil, selecionamos 57 artistas, mais que o dobro do limite inicial de 20 proposto na chamada pública. Todas as regiões do país estão representadas, atendendo a uma preocupação central da curadoria. Será uma grande oportunidade para fomentar as diversas vertentes da cultura brasileira”, afirma Jocelino Pessoa, diretor da V ARTE.
Marco tradicional do Corredor Cultural, a antiga Casa França-Brasil inicia em 2025 um novo capítulo como Casa Brasil. Além do novo nome, o espaço ganha identidade visual renovada, novos programas e ações voltadas à interação com artistas e público.
Com esse reposicionamento, a Casa Brasil reforça sua missão: valorizar a produção artística nacional, ampliar o acesso à cultura e colocar a brasilidade no centro de sua atuação. Um patrimônio cultural do estado que, agora renovado, abre suas portas ainda mais para o país, e para o mundo.
Serviço
Casa Brasil, a exposição
Temporada: De 19 de novembro de 2025 a 15 de março de 2026
Horários: De terça a domingo das 10h às 17h (Confira a programação semanal nas redes da Casa)
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro,
Entrada: Gratuita
Classificação : Livre






Menu
