Giro

Prefeitura do Rio: parceria com a X – The Moonshot Factory

Prefeitura do Rio firma parceria inédita com a X – The Moonshot Factory

Iniciativa engloba projetos de conectividade, sustentabilidade, energia e planejamento urbano

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou, nesta última segunda-feira (3), uma parceria inédita com a X – The Moonshot Factory, laboratório de inovação da Alphabet, empresa-mãe do Google. O acordo, intermediado pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio), consolida o Rio como o primeiro município da América Latina a desenvolver uma infraestrutura urbana guiada por inteligência artificial.

O lançamento oficial ocorreu durante um evento no Porto Maravalley, com a participação do prefeito Eduardo Paes, do vice-prefeito Eduardo Cavaliere, do presidente da IplanRio, João Carabetta, e do CEO da X, The Moonshot Factory, Astro Teller.

Um foco chave da parceria é garantir a disponibilidade de eletricidade confiável e acessível para a Rio AI City, que será o maior hub de data centers da América Latina, alimentado por energia renovável. O complexo terá uma capacidade inicial de 1,5 gigawatts (GW), com possibilidade de expansão para 3,2 GW, um volume equivalente ao consumo horário da cidade do Rio de Janeiro.

“A empresa busca olhar para desafios urbanos e encontrar soluções usando tecnologias. Eu visitei a fábrica deles nos EUA e coloquei o Rio à disposição para a testagem de novas tecnologias. Estamos iniciando com quatro experiências: uma voltada para reciclagem de lixo, transformando-a num ativo econômico; outra voltada para planejamento de construções e licenciamento; uma outra que podemos levar internet de alta velocidade sem necessidade de fios; e uma em que levantamos toda a nossa rede de energia, fazendo com que ela seja mais estável, o que representa uma oportunidade econômica para o Rio”, declarou o prefeito Eduardo Paes.

A X, The Moonshot Factory é o motor de inovação da Alphabet, criando tecnologias revolucionárias para ajudar a resolver grandes desafios globais em áreas como transporte, saúde e energia. Algumas das tecnologias nascidas em seu laboratório incluem Waymo (carros autônomos), Verily (ciências da vida e saúde de precisão) e Wing (entregas por drones).

“Nossa missão é usar tecnologia para fazer do mundo um lugar radicalmente melhor. Nosso trabalho é encontrar novos problemas no mundo e encontrar soluções para eles. Estamos trazendo quatro tecnologias, em parceria com a Prefeitura, com foco na visão do Rio AI City. Inovação é um trabalho em equipe. Nós nunca tivemos uma parceria como essa. Estamos muito entusiasmados com a visão do Rio AI City e acreditamos que podemos ajudar nesse processo”, afirmou Astro Teller.

A parceria também inclui a implementação de uma malha de rede óptica sem fio, da Taara, outra empresa da X, The Moonshot Factory. A Taara usa feixes de luz para transmitir dados em velocidades equivalentes à fibra óptica — até 20 Gbps — em longas distâncias, sem a necessidade de cabos subterrâneos. A Taara oferece acesso à internet com velocidade de fibra em áreas onde não é economicamente viável, ou muito difícil, instalar fibra. Por exemplo, em áreas urbanas densas, sobre rios e estreitos de mar, ou em áreas onde é inseguro cavar trincheiras para cabos.

No Rio, a Taara permitirá conectar escolas, hospitais e instalações públicas em áreas de difícil acesso, bem como garantir conectividade estável a sistemas de segurança e emergência. Também trabalhará com a Prefeitura para implantar links em toda a cidade para conectar serviços críticos como hospitais, escolas municipais e clínicas de saúde. Alguns desses links também serão usados para estabelecer um sistema de comunicação de resposta rápida para desastres.

Outro aspecto da parceria é o projeto Anori, que utiliza inteligência artificial para tornar projetos arquitetônicos e construções mais rápidos, eficientes e sustentáveis. O Anori integra vastas quantidades de informações, como dados ambientais, regulatórios e de infraestrutura em um único ambiente digital unificado para desenvolvedores, arquitetos, urbanistas, reguladores e tantos outros.

Deixe um comentário