Exposição “Vinicius de Moraes – Por Toda a Minha Vida” já está em cartaz no MAR
O Rio de Janeiro celebra a vida e a obra de um dos maiores poetas e compositores brasileiros com a exposição “Vinicius de Moraes – Por Toda a Minha Vida”, que já está aberta ao público no Museu de Arte do Rio (MAR) e ficará em cartaz até 3 de fevereiro de 2026. A mostra reúne mais de 300 itens, incluindo manuscritos, fotos históricas, cartas, instrumentos musicais, capas de discos, livros raros e obras de arte de artistas próximos a Vinicius, como Cândido Portinari, Carlos Scliar, Lila Bôscoli, Djanira e Dorival Caymmi.
Entre os destaques da exposição está o quadro “Retrato de Vinicius” (1938), de Cândido Portinari, exibido pela primeira vez no Rio, além de croquis de figurinos de Orfeu da Conceição, cartazes de divulgação de Djanira, Scliar e Luiz Ventura, e instrumentos musicais originais que pertenceram ao poeta, como um piano e um violão, utilizados em grandes parcerias, incluindo Os Afro-Sambas com Baden Powell e ensaios com Tom Jobim. O núcleo dedicado ao livro infantil Arca de Noé, com ilustrações de Elifas Andreato, traz uma experiência interativa e fotografável para o público.
A exposição propõe uma viagem estética e afetiva pela vida de Vinicius de Moraes,poeta, compositor, dramaturgo, diplomata e cidadão do mundo e percorre seus principais eixos de criação: música, poesia, teatro, artes visuais e as cidades que marcaram sua trajetória. Entre os itens expostos estão manuscritos de clássicos como Garota de Ipanema e Chega de Saudade, livros raros, o pequeno jornal O Mexerico, criado por Vinicius aos oito anos, e cartas pessoais que revelam seu lado íntimo e afetuoso.
O projeto, com curadoria de Eucanaã Ferraz e Helena Severo, apresenta ainda obras inéditas de artistas como Lasar Segall, Guignard, Di Cavalcanti, Carlos Leão, Oswaldo Goeldi, Augusto Rodrigues e Dorival Caymmi, reforçando a convivência de Vinicius com grandes nomes de sua geração.
A exposição é apresentada pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, com realização da Flor de Manacá e produção da AYO Cultural e V-Arte. Segundo Helena Severo, “a mostra propõe um percurso sensível por sua vida e criação, pela alegria e delicadeza com que Vinicius transformou o cotidiano em arte”.
Não perca a oportunidade de conhecer de perto a vida, a obra e o legado de Vinicius de Moraes, um dos maiores nomes da cultura brasileira, em uma experiência que combina música, literatura, teatro e artes visuais, oferecendo ao público um retrato abrangente e emocionante do poeta que marcou o século XX.
Serviço:
Exposição: Vinicius de Moraes – por toda a minha vida
Local: Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro
Em cartaz: 18 de outubro de 2025 a 3 de fevereiro de 2026
Funcionamento: Fechado às quartas, demais dias aberto.
Venda de Ingresso na bilheteria e/ou totens: 10h30 às 17h
Visitação ao pavilhão de exposições: 11h às 18h (última entrada às 17h)
Valor do Ingresso Inteira: R$ 20,00; Meia-entrada: R$ 10,00 /
Entrada gratuita às terças-feiras
Formas de pagamento: Cartões de crédito ou débito.
Informações de gratuidade:
https://museudeartedorio.org.br/visite/horarios-e-ingresso/
Como chegar:
https://museudeartedorio.org.br/visite/como-chegar/