Saúde Clínica

Obesidade: Tratamento Eficaz para a Vida

OBESIDADE
TRATAMENTO EFICAZ, PARA A VIDA TODA

CONHEÇA A HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO DE JOJO TODYNHO, QUE CONTOU – E CONTA ATÉ HOJE – COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA EQUILIBRAR NÃO SÓ O SEU PESO NA BALANÇA, MAS TAMBÉM A SUA VIDA.

Jojo Todynho exibe sua atual silhueta, após ter eliminado 84 quilos

A obesidade é uma doença multifatorial, em que precisamos atuar nos múltiplos fatores que levam ao acúmulo de gordura nos tecidos. Isso significa quebrar a imobilidade com a introdução de atividades físicas, respeitar o ciclo circadiano ao equilibrar o sono, fazer uma reeducação alimentar contínua e gradual, entrar com suplementos (vitaminas minerais e aminoácidos) e cuidar dos distúrbios que possam levar à compulsão alimentar.

Porém, é preciso entender: a obesidade não possui um tratamento definitivo, mas tem controle, que deve ser sustentável a longo prazo – nada muito brusco ou radical. É um processo que vale a pena, já que afasta os problemas decorrentes do excesso de peso, como gordura no fígado, hipertensão e doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e articulares, além da piora da qualidade de vida.

E foi diante de um quadro de saúde caminhando para a síndrome metabólica (quando doenças crônicas se instalam por conta dos hábitos ruins da vida) que Jordana Gleise de Jesus Menezes – mais conhecida como Jojo Todynho – chegou ao meu consultório, em 2018. Na época, ela apresentava gordura no fígado, anemia e deficiência de ferro e vitaminas D e B12, que a deixavam muito prostrada. Além disso, a gordura estava inflamando o seu corpo e afetando todos os seus sistemas de maneira insidiosa.

Jojo deu início ao tratamento para a obesidade, mas, após a participação no reality A Fazenda, em 2020, ganhou muito peso e chegou a 165 quilos. Foi quando a necessidade da cirurgia bariátrica foi constatada, porque ela já tinha passado por outros tratamentos sem alcançar o efeito desejado. Mas, antes de a cantora, empresária e atual estudante de Direito passar pelo procedimento, precisou melhorar a sua condição de saúde. Entramos, então, com reposição venosa de vitaminas e minerais e reeducação alimentar, para que ela eliminasse 15 quilos – essencial para que a cirurgia fosse bem-sucedida.

Em agosto de 2023, com a saúde já equilibrada, chegou a hora da bariátrica. Após o procedimento, além de continuar com meus atendimentos de endocrinologia ortomolecular, ela seguiu com nutricionista, psicoterapeuta e educador físico. Agora, Jojo exibe a vitória: eliminou cerca de 84 quilos, marcando 72 quilos na balança. Mas, como eu disse que o tratamento da obesidade é de longo prazo, ainda trabalhamos para a manutenção de sua massa magra e perda de gordura.

“As pessoas acham que é só fazer bariátrica… Mas é uma construção gradativa. O nosso presente interfere no nosso futuro. Agora, faço uma construção do que eu quero. E o que eu quero é saúde. O shape é consequência disso.”

Jojo Todynho, cantora e empresária

CARINHO DE PAI E FILHA

Hoje, fico muito feliz ao dizer que eu e Jojo desenvolvemos uma relação tão próxima que ela me chama de “pai” e eu a chamo de “filhota”. Para quem vê de longe, pode parecer que tudo se deu num passe de mágica. Mas não foi bem assim, como ela própria conta: “Foi muito doloroso. As pessoas acham que é só fazer bariátrica, que é só fazer plástica… Mas é uma construção gradativa. Acho que o nosso presente interfere no nosso futuro. Então, agora, faço uma construção do que eu quero. E o que eu quero é saúde. O shape é consequência disso. Hoje, minha fome voltou. Por isso, preciso ter muito controle da alimentação e dos treinos, senão volta tudo de novo”.

De fato, existe uma grande incidência de reganho de peso entre quem fez a bariátrica. Assim, apenas passar pela cirurgia não significa que a batalha está vencida. A cada dia, é um novo round. “Essa luta vai se perpetuar na minha vida até a velhice, porque tenho que seguir os cronogramas alimentares e vitamínicos. É uma batalha diária para cuidar da alimentação e para me levantar e ir treinar”, afirma Jojo.

A cantora também passou por uma situação que pode acontecer nesse processo de emagrecimento: o desenvolvimento de alguns hábitos nocivos, como uso excessivo de álcool ou distorção de imagem. “No meu caso, passei a comprar em excesso. Antigamente, quando eu via uma roupa na vitrine, tirava a foto e mandava para a costureira fazer. Hoje, posso comprar a roupa do tamanho que tiver na loja. A minha terapeuta, então, me orientou a fazer um bazar. Depois que eu usar algo por seis vezes, coloco no bazar e só depois posso comprar coisas novas”, comenta.

“Quero representar quem vê em mim a porta da esperança para mudar a sua história.”
Jojo Todynho

Por outro lado, Jojo faz uma grande constatação positiva: “Essa retirada da obesidade da minha vida me fez entender que a gordura só vem atrapalhar a vida daqueles que querem viver fora da procrastinação”. E isso diz respeito não apenas à prática de exercícios e à adesão a uma alimentação melhor, mas também ao retorno aos estudos. “Parece que, quando a camada de gordura foi se dissolvendo, fui ficando mais inteligente. Antigamente, tinha dificuldade de assimilar muitas coisas, e hoje consigo ter uma percepção maior e melhor de tudo, e me desenvolvo mais dentro da faculdade. Parece que a gordura faz a gente atrofiar um pouco o cérebro”, suspeita. E com razão: estudos já mostraram que a gordura está diretamente ligada à degeneração cerebral e que o emagrecimento traz a melhora cognitiva.

Diferentes fases: o excesso de peso, o início dos treinos para vencer a obesidade, a virada de chave na Disney (quando não conseguiu entrar nos brinquedos) e seu novo visual, repleto de saúde

A HORA DA VIRADA DE CHAVE
Mas quando Jojo compreendeu que precisava buscar um tratamento para emagrecer? “Quando eu fui à Disney e não entrei em vários brinquedos, surgiu o meu gatilho para mudar. Depois, na terapia, fui entender que, quando eu era criança, tinha saúde, mas não tinha dinheiro para brincar num parque que ficava perto da casa da minha avó. Depois, passei a ter dinheiro, mas não tinha saúde”, reflete. Isso a fez cogitar passar pela bariátrica. “Antes, eu não aceitava. Mas já tinha colocado balão e tentado todas as canetas emagrecedoras. A caneta é ótima, mas, se você não virar a chave, perde 40 quilos e depois ganha 100. Por isso é que precisa ter um acompanhamento profissional com nutricionista e endócrino ortomolecular, que vai trazer todo esse olhar de dedicação para a sua saúde”, conta.

A cantora lembra de outros fatores que começaram a gritar dentro dela: “É normal você não conseguir subir uma escada? É normal precisar de alguém para colocar um sapato em você, te vestir, te banhar, te locomover? É muito ruim ficar dependente das pessoas. E isso despertava uma ira interna, que só piorava o meu quadro. Tive que ir na raiz de onde comecei a me perder”, revela a cantora, ressaltando que a terapia tem sido, até hoje, parte muito importante em seu processo.

Graças à sua visibilidade, Jojo inspira muitas pessoas que também passam pelo processo de emagrecimento. “Eu sou uma mulher que vem buscando transformação diariamente, física e mental. Então, quero representar quem vê em mim a porta da esperança para mudar a sua história. O que quero trazer de inspiração para a mulherada é que se cuide, porque isso é muito importante.”

E ela finaliza com uma bela mensagem: “Não podemos arrumar um culpado para a nossa situação, porque o culpado somos nós. Somos vítimas de nós mesmos, das nossas escolhas. E pagamos o preço do que escolhemos. Então, se você quer ter uma vida prolongada, em que pode brincar com seus filhos e ter a liberdade de ir para onde quiser, precisa entender que a única pessoa que pode fazer diferença na sua vida é você mesmo”. Palavras da minha filhota Jojo, e eu assino embaixo.

Dr. João Branco é médico endocrinologista, pós-graduado em medicina desportiva e ortomolecular e perito legista. Membro do corpo clínico da clínica HE Performance. Médico responsável pelo tratamento de emagrecimento da artista Jojo Todynho

Deixe um comentário