CidadesEm Alta

Miguel Pereira nos trilhos

Miguel Pereira nos trilhos

A ESTRADA DE FERRO POR ONDE TRANSITA A TURÍSTICA MARIA FUMAÇA REMETE AO ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DESTE MUNICÍPIO, LOCALIZADO A 120 KM DA CAPITAL FLUMINENSE. MIGUEL PEREIRA HOJE É LOCOMOTIVA E EXEMPLO DE AÇÕES INTEGRADAS ENTRE PODER PÚBLICO LOCAL E INICIATIVA PRIVADA, FOMENTANDO TURISMO, CULTURA, GERAÇÃO DE OPORTUNIDADES E CRESCIMENTO ECONÔMICO.

 

A Ponte Paulo de Frontin é o único viaduto de ferro em curva do mundo

O que Miguel Pereira tem? Se a pergunta fosse feita há 15 anos, provavelmente a resposta não seria das melhores. No entanto, fazer esse mesmo questionamento nos dias de hoje é sinônimo de orgulho e satisfação por parte de moradores e turistas, que, em períodos de feriados prolongados, ocupam 100% da rede hoteleira do município. Uma verdadeira potência!

O município, outrora distrito de Vassouras, foi emancipado em 25 de outubro de 1955 e batizado como Miguel Pereira. O nome é em homenagem ao renomado professor e médico Miguel Pereira, que, ao ser diagnosticado com um tumor, buscou refúgio na região devido ao clima ameno – considerado o terceiro melhor do mundo.


Localizada a 120 km da cidade do Rio de Janeiro, tornou-se não apenas um xodó do interior como também exemplo de iniciativas coordenadas entre poder público e empresariado – fruto de uma administração municipal gerenciada nos mesmos moldes de uma empresa. E a fórmula tem dado certo nos últimos oito anos. Prova disso é que a cidade possui um volume considerável de investimentos em obras por meio de parcerias público-privadas (PPPs) no valor de aproximadamente R$ 1 bilhão.

A partir de 2017, sob a administração do então prefeito André Português, Miguel Pereira iniciou seu despontar para além do cenário fluminense. Fruto de projetos em PPPs, em total sinergia com os poderes Legislativo e Judiciário, o município passou a desfrutar de uma era de desenvolvimento latente.

Após dois mandatos consecutivos de André (2017-2024), seu sucessor, Pedro Paulo Quinzinho, vem prosseguindo com o modelo de administração pública empreendedora, tocando os negócios da municipalidade como se estivesse no comando de uma empresa, focado no cumprimento de metas e na entrega de resultados. O ex-prefeito, atualmente, ocupa a presidência da Miguel Pereira Tur, autarquia municipal criada para alavancar as políticas públicas voltadas ao setor turístico da cidade. E a Revista Manchete esteve no município para a cerimônia de inauguração dessa autarquia.


André tem sido bastante convidado para conduzir palestras sobre gestão pública e apresentar o case de sucesso de Miguel Pereira. Recentemente, esteve em Dubai, maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, e retornará no mês de outubro em palestra agendada para cerca de 600 prefeitos do mundo inteiro, cujo tema será PPPs e turismo. “Todas as cidades mais fortes em turismo no Brasil e no exterior não possuem secretarias de turismo, e sim as autarquias, a exemplo da RioTur e GramadoTur. E Miguel Pereira não poderia ser diferente. A autarquia não é apenas um equipamento da cidade. Ganha toda uma região, assim como ganha o estado do Rio de Janeiro”, disse André.

O município também está tendo mais aquecimento econômico com a ampliação da rede hoteleira. “Começou em 14 de janeiro um investimento de R$ 168 milhões do hotel que foi eleito por duas vezes o melhor do mundo, o Colline de France. Antes, era apenas uma unidade no Brasil, em Gramado. Agora, serão duas, com a construção aqui em Miguel Pereira. E também começaram as obras do Hotel Sesc, com 87 quartos, e que vai se transformar em uma grande escola de turismo, fazendo todo o atendimento da rede hoteleira. São equipamentos que transformam todo o futuro de uma cidade”, declarou.

FOCO TAMBÉM EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
Para além do turismo, o gestor citou melhorias na educação e qualificação profissional. “Além dos investimentos realizados na rede municipal de ensino no meu primeiro mandato, também inaugurei a Faetec, chegando a ter cerca de 800 alunos, muito voltada para todos os segmentos do turismo, buscando qualificar a nossa mão de obra. E inaugurei a Faculdade de Miguel Pereira (Famipe), mantida pela Universidade de Vassouras, eleita a melhor faculdade privada do estado do Rio de Janeiro e a oitava melhor do Brasil, e colocamos aqui os cursos de Direito, Medicina, entre outros”, disse André.
Miguel Pereira ganhou, ainda, um complexo de saúde e assistência social voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Espaço Azul TEAcolhe busca a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social de crianças e adultos com autismo. Numa estrutura de três andares, conta com médico especialista em TEA, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, assistente social, psicóloga, psicopedagoga e fisioterapeuta.

Acima, André Português, junto ao prefeito Pedro Paulo Quinzinho, durante a cerimônia de inauguração da Miguel Pereira Tur, da qual é presidente.

André falou sobre outro importante investimento na saúde pública municipal. “Estamos há dois anos e meio criando a Cidade da Saúde. Um complexo com 70 mil m2, sendo o mais moderno e completo hospital público do estado do Rio de Janeiro. Isso comprova que, mesmo Miguel Pereira tendo o terceiro menor orçamento do estado, nem tudo é dinheiro, e sim gestão. Buscamos essa parceria com o Governo do Estado, conseguimos o recurso, entramos com a área e fizemos o projeto. E ainda este ano vamos entregar esse grande hospital, com 554 ambientes e 13 mil m2”, afirmou o gestor.

E, agora, é hora de olhar para o futuro. André Português finaliza, enfatizando sobre a Miguel Pereira do amanhã: “A população ainda não imagina o lugar em que Miguel Pereira vai chegar. É só o início! Temos muitos projetos em maturação, e outros com obras já em andamento. Inclusive, estamos discutindo mais 64 novos projetos. Também vamos inaugurar mais nove parques, chegando ao meu maior objetivo, que é tornar Miguel Pereira no maior destino fluminense, trazendo 9 milhões de turistas para o município”.

”Todas as cidades mais fortes em turismo no Brasil e no exterior não possuem secretarias de turismo, e sim as autarquias. E Miguel Pereira não poderia ser diferente. A autarquia não é apenas um equipamento da cidade. Ganha toda uma região, assim como ganha o estado do Rio de Janeiro.”

André Português, presidente da Miguel Pereira Tur

 

MUITOS MOTIVOS PARA VISITAR A CIDADE

INEGAVELMENTE, O TURISMO TEM SIDO A MOLA PROPULSORA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL. E NÃO FALTAM ATRATIVOS PARA COLOCAR MIGUEL PEREIRA NO TOPO DO CENÁRIO FLUMINENSE E COM RECONHECIMENTO EM TODO BRASIL. VEJA ALGUNS DELES:

RUA TORTA
Com sua forma sinuosa e paisagismo singular, é um ambiente considerado “instagramável” e ideal para passeios em família. Tendo como fonte de inspiração a rua homônima de Gramado, foi prontamente adotada pelos turistas, sobretudo por sua atmosfera charmosa e acolhedora. Está localizada próximo à estação do trem turístico, bem atrás da Rua Coberta.

RUA COBERTA
No coração de Miguel Pereira, trata-se de um polo gastronômico e cultural inspirado na famosa rua de Gramado, em um ambiente com estrutura moderna e acolhedora. O local possui diversos estabelecimentos gastronômicos, com restaurantes que proporcionam uma ampla variedade culinária, além de cafeterias e lojas. Espaço ideal para passeios diurnos e noturnos.

MARIA FUMAÇA
É o único trem turístico do estado do Rio de Janeiro, oferecendo um passeio nostálgico e histórico que combina turismo e cultura. Tem um percurso de 9 km (ida e volta) entre as estações Professor Miguel Pereira e Governador Portela, feito em aproximadamente 1h30. “Esse projeto começou há cerca de dois anos. Todas as máquinas são de 1893. Além disso, todos os vagões foram recuperados por nós em prol do crescimento do turismo de Miguel Pereira. Esse é o nosso principal objetivo”, afirmou Renato Gonçalves, supervisor de operação do Trem Maria Fumaça.

LAGO JAVARY
É o cartão-postal da cidade, tendo se tornado um ponto recorrente para fotografias. O lago possui um espelho d’água de cerca de 60 mil m² e serve de habitat para diversas espécies – incluindo fauna aquática, aves e capivaras. É próximo a ele que irá se instalar a filial do hotel de luxo Colline de France.

TERRA DOS DINOS
Localizado em uma reserva de 1,4 milhão de m2, no meio da Mata Atlântica, é o maior parque de dinossauros do mundo. Abriga mais de 40 réplicas de dinossauros em tamanho real, muitas com sons e movimentos, incluindo uma réplica monumental de Argentinossauro, com mais de 30 m de comprimento.
Uma das atrações mais recentes da Terra dos Dinos é o maior trenó de montanha da América Latina. Tem 1,2  km de extensão, com curvas, subidas e descidas naturalizadas, e os carrinhos alcançam até 50 km/h, com controle de velocidade pelo visitante. A tirolesa é outra aventura emocionante. Possui mais de 300 m de extensão e até 100 m de altura, com vista imponente da Mata Atlântica. Já na Trilha Suspensa, é possível caminhar por mais de 200 m de passarela suspensa, chegando a até 10 m de altura.

“No final do período de férias, batemos recorde de público, com quase 40 mil pessoas somente no mês de julho, e sempre com novidades. A cada dois anos, priorizamos uma atração nova para o parque. Ano passado, trouxemos o trenó, que é um sucesso absoluto. E virão ainda mais novidades”, declarou Marcio Clare, proprietário do Parque Terra dos Dinos.

”No final do período de férias, batemos recorde de público, com quase 40 mil pessoas somente no mês de julho, e sempre com novidades.”
Marcio Clare, proprietário do Parque Terra dos Dinos

 

 

Carlos Martins é jornalista e comunicador de rádio e televisão