Destaque PostsLazer & Negócios

Petrópolis e Itaipava: Tradição em Hotelaria e Gastronomia

NESTA EDIÇÃO, VAMOS FAZER UMA VIAGEM A UM BEM-SUCEDIDO ECOSSISTEMA TURÍSTICO, QUE ATRAI PESSOAS DE TODO O MUNDO: O GRUPO LOCANDA. ALÉM DE OFERECER CONFORTO E SABOR INENARRÁVEIS, É RESPONSÁVEL PELO ESPANTOSO DESENVOLVIMENTO DESSA REGIÃO DA SERRA CARIOCA.

Petrópolis e Itaipava
TRADIÇÃO EM HOTELARIA E GASTRONOMIA

Tudo começou em 1992, quando o chef italiano Dânio Braga inaugurou o Locanda Della Mimosa, em Petrópolis. A pequena pousada com apenas seis quartos logo se tornou referência não só para quem buscava se hospedar com tranquilidade e requinte, mas também para os fãs da alta gastronomia e da enologia. Só que a grande virada de chave aconteceu em 2014, quando a Locanda foi adquirida pelo engenheiro e empresário Luiz Fernando Gomes. O petropolitano, que já se dedicava a alguns empreendimentos imobiliários na região, chegou com garra e tratou de aumentar a capacidade da pousada para 24 suítes.


Isso, contudo, foi só o começo. Quatro anos depois, a marca Locanda deu vida ao restaurante Locanda Centro Histórico, numa casa do século XIX na Cidade Imperial. Em 2021, foi a vez de expandir para Itaipava – que fica a cerca de dez minutos de distância de Petrópolis –, com a criação da Locanda Bela Vista. Num casarão histórico, dentro da Fazenda Bela Vista, apenas sete suítes luxuosas estão à disposição dos hóspedes, que ainda podem desfrutar de restaurante, campo de golfe, quadra de tênis, passeios a cavalo, trilhas e natureza exuberante. Não à toa, o local se tornou um dos favoritos para celebrações de casamento, com capacidade para até 600 pessoas.

A Locanda Della Mimosa foi a pioneira de um complexo que une sabor e requinte. Estas fotos trazem o que o local oferece de melhor: pratos da alta gastronomia, decoração sofisticada, carta de vinhos premiada e suítes confortáveis

Esses três empreendimentos são a base do bem-sucedido Grupo Locanda, que acumula prêmios, como o Traveler’s Choice Best of the Best, posicionando as pousadas e os restaurantes no ranking de 1% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor no mundo. Nos bastidores da construção desse complexo de charme e elegância, existe uma mente que trabalha com humildade:

“Fui fazendo tudo isso para que pudesse agregar à nossa região. A gente gera empregos, cria situação de turismo e faz com que a economia se movimente. Então, fico muito feliz por poder participar disso”

, comenta Luiz Fernando.

O engenheiro conta que sua entrada para o setor hoteleiro se deu de maneira inusitada. “Um dia, estava almoçando com o autor de novelas Agnaldo Silva [que foi proprietário do Locando Della Mimosa de 2011 a 2014] e ele me disse que gostaria de vender o Locanda. Eu pensei e me aventurei. Entrei na área de turismo e foi uma grata satisfação. De lá para cá, a gente vem crescendo bastante. Ao longo do tempo, conseguimos alguns prêmios bacanas, não só para a gente, mas importantes também para a cidade”, lembra.

VOOS CADA VEZ MAIS ALTOS
Mas quem disse que os avanços para Petrópolis e Itaipava ficariam apenas por aí? Quando veio a pandemia, essa região serrana cresceu com força. “As pessoas começaram a pensar em morar bem, junto à natureza, e foram procurar refúgio um pouco fora das grandes cidades. Isso fortaleceu muito aquela área. De lá para cá, temos criado situações para que se desenvolva cada vez mais”, revela Luiz Fernando. E ele está falando, especificamente, da ampliação da Fazenda Bela Vista.

Em seus 1,33 milhão de m2, foram reservados 533 mil para dar espaço a um verdadeiro condomínio, contendo apartamentos de dois a cinco quartos, coberturas, casas e terrenos com vista deslumbrante (afinal, as construções ocuparão apenas 4% da área – em todo o resto, será mantida a vegetação). “Na verdade, vamos fazer uma grande reserva bem no centro de Itaipava. Eu e um grupo de empresários compramos para o desenvolvimento imobiliário dali. É um lugar lindíssimo, espetacular”, elogia o engenheiro. E para quem quiser ver de perto, ficará montada no local, até 2 de novembro, a Master Casa, com espaços decorados apresentando o empreendimento.

Bem pertinho dali, tem outra atração da cidade que conta com a visão do empresário: o Shopping Estação Locanda. Luiz Fernando explica que adquiriu o empreendimento no início de 2024, quando o shopping vinha passando por um momento delicado. “De lá para cá, a gente vem levando diversas empresas e gastronomia para ali. Reanimamos o shopping e hoje ele está completamente ocupado. Recentemente, num fim de semana, fizemos o evento Deguste, em que mais de 3 mil pessoas compareceram”, contabiliza, destacando que a beleza do projeto arquitetônico também atrai as pessoas, além da boa estrutura para estacionamento.

A experiência positiva deixou no empresário um gostinho de quero mais. Por isso, vem novidade por aí: “Já estamos na execução de um outro shopping, na Estrada das Arcas, que vai se chamar Arcas Mall. Vai ficar um espetáculo também. Acredito que até o final do ano esteja pronto”. Porém, tamanha movimentação faz pensar que o trânsito de Itaipava – que não anda dos melhores por conta de tantos turistas – venha a piorar. Ledo engano. “Já há um compromisso do Governo do Estado para fazer algumas alterações nisso. E existem vários projetos em desenvolvimento. Eu acredito que, em pouco tempo, vamos ter o trânsito de Itaipava completamente ajeitado também”, espera Luiz Fernando.

E O QUE MAIS VEM POR AÍ?

Entre os prêmios que o Locanda recebeu, está o de melhor carta de vinhos do Guia Quatro Rodas. E por que manter essa primazia apenas por ali? Não faria sentido para o empreendedor Luiz Fernando, e um passarinho nos contou que ele já está com o pezinho dentro de Areal, município que fica a 20 minutos de Itaipava e a 30 de Petrópolis, conhecido por sua produção de uvas. Será verdade? “Estamos realmente indo para Areal. Tem mais de 20 vinícolas instaladas naquela região, e não poderíamos perder essa chance. Afinal, o Locanda é totalmente voltado a essa área de gastronomia e de enologia”, revela.

E para quem acha que a serra carioca é o limite, vale saber que o empresário já expandiu também para o Rio de Janeiro. Em setembro, ele reabriu o tradicional Mercadinho São José – agora chamado Mercado São José –, fazendo a retomada do local como polo gastronômico e cultural no bairro de Laranjeiras. São 20 espaços distribuídos lá dentro, entre fornecedores de produtos orgânicos e gastronomia. E, no segundo andar, o restaurante Locanda leva o sabor de Petrópolis para os cariocas apreciarem. “Esse prédio estava totalmente destruído e tinha sido paralisado em 2018. Fizemos a retrofitagem de tudo. Recebemos a concessão em 2022 e passamos esse tempo todo reformando. Eu espero ver vocês lá, porque vão se encantar”, convida Luiz Fernando. E pode ter certeza: nós, da Revista Manchete, iremos!

 

Luiz Strauss é presidente do Visit Rio.

 

Deixe um comentário