Destaque PostsEmpreendedorismo

Empreendedorismo: Projeto, Execução e Brilho do Evento

EMPREENDEDORISMO

QUE NOTA VOCÊ DARIA PARA UMA MULHER QUE, COM POUCOS RECURSOS, COMPROU UMA KOMBI DE FUNERÁRIA PARA TRANSPORTAR EQUIPAMENTOS DE MONTAGEM DE EVENTOS E HOJE CONTA COM UMA FROTA DE SETE CARROS E ATÉ CAMINHÃO PARA ATENDER TODO O BRASIL? FOI COM ESSA CORAGEM QUE A EMPRESÁRIA RENATA COSTA FUNDOU A EMPRESA EQUIPE 10 – UM NOME SUGESTIVO.

Projeto
EXECUÇÃO E BRILHO DO EVENTO

Renata junto à gerente de compras Ana Cristina Rocha, ao executivo de contas para grandes projetos Gabriel Tiago Rosa e ao gerente técnico Gabriel Araújo;

O cliente pode sonhar à vontade que ela faz acontecer. São projetos voltados para o mercado corporativo, como shows, seminários, congressos, festas, montagem de estandes e demais necessidades do público B2B. À frente de uma equipe diversificada e talentosa, Renata Costa, CEO da Equipe 10, deixa claro: “Não entregamos menos que 110% do esperado”. Para isso, entra em cena um time que trabalha conectado: arquitetura, design, marketing, produção, costura, cenografia, marcenaria, audiovisual e gráfica. O resultado final parece mágico, mas há muito trabalho nos bastidores. Tudo começa nas áreas comercial e de criação para alinhar expectativa com realidade.

A execução acontece na sede da empresa, em Curicica, Zona Oeste do Rio. Um galpão de 3.200 m2, com quatro andares e elevador de carga, abriga todos os setores de produção e salas administrativas. São vários depósitos para guardar o mobiliário próprio e equipamentos de áudio, luz, telão de LED, palco, material cenográfico e de ativação publicitária.

Com uma média de 43 eventos por mês, a Equipe 10 coleciona histórias de bastidores para garantir o sucesso da festa. No maior encontro de revendedores da Supergasbras, que aconteceu no Iberostar, na Bahia, foram realizados sorteios que não estavam no planejamento. “Tive que sair correndo para comprar iPads e levar para Salvador. Cheguei lá com os prêmios na hora que chamaram o primeiro sorteado ao palco e deu tudo certo”, lembra a gerente de compras Ana Cristina Rocha.

O objetivo maior é tornar o evento um dia memorável para o cliente, assim como foi a festa de Ano Novo encomendada pelo Hotel Portobello, em Mangaratiba. A cliente tinha a referência de uma produção que havia visto em Nova York, com bambus pintados em cor de ouro. Ana conta que começou a lavar os bambus e pintá-los como foi desejado. “É sobre isso: trabalhar para o impossível acontecer e fazer o sonho do cliente se tornar realidade.”

A FORÇA DE TRÊS GERAÇÕES

Elas trabalham juntas: mãe, filha e neta. Sim, um dos pilares da Equipe 10 é ser uma empresa familiar. No início, tudo era muito simples: o escritório foi montado na sala de casa. Renata trouxe para o Brasil a experiência que adquiriu ao trabalhar no Epcot Center, nos Estados Unidos. Recebeu outras propostas de trabalho, mas ela sempre soube o que queria: empreender no Brasil! Sua mãe, Fátima, desejava que ela tivesse um emprego formal. Mas, quando viu a determinação da filha, não teve escolha e decidiu apoiá-la. “A nossa maior alegria nesse início foi conseguir comprar uma Kombi, mas descobrimos que era de uma funerária. A gente tinha um medo danado, mas se benzia e seguia”, lembra Fátima, rindo. Hoje, ela é a diretora financeira da empresa.

A filha de Renata, Giulia, foi morar fora do país para estudar e se capacitar para assumir a cadeira de analista de projetos da Equipe 10. Apesar dos seus 22 anos, ela fala com maturidade sobre a relação de trabalho na família: “Ao mesmo tempo que entramos em conflito em determinados assuntos, também conseguimos trazer diferentes perspectivas e chegar a encontros de opinião que são muito enriquecedores”, declara.

Prestes a completar 26 anos, a empresa já atendeu cerca de 2.400 clientes, impactando mais de 280 mil pessoas em todo o Brasil, além de ter total zelo com o bem-estar dos funcionários e adotar práticas ESG, como evitar o desperdício, reaproveitar o material que sobra em outras produções e reutilizar a água da chuva captada. Hoje, é referência em seu segmento.

 

“Cuidamos do cliente, sonhamos grande e entregamos excelência. A Equipe 10 é como um filho que eu gestei, e o meu maior sonho é que esta empresa seja um legado para a minha família”,

conclui Renata, orgulhosa de sua trajetória de sucesso e, com brilho nos olhos, mostra sua força para continuar a conquistar o mercado e empreender.