EMBARQUE RUMO À
modernidade
QUEM PASSA HOJE PELA RODOVIÁRIA DO RIO MAL RECONHECE O CENÁRIO DE ALGUNS ANOS ATRÁS. O QUE ANTES ERA SINÔNIMO DE DESORDEM E INSEGURANÇA SE TORNOU UM ESPAÇO MODERNO, ACOLHEDOR E SEGURO – SÍMBOLO DA REVITALIZAÇÃO URBANA QUE DEVOLVEU AO TERMINAL O STATUS DE PORTA DE ENTRADA PARA O TURISMO E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE.
Referência nacional em gestão e inovação, a Rodoviária do Rio vive uma nova era sob a direção de Roberta Faria, primeira mulher a comandar o terminal em quase seis décadas de história. Há três anos e meio à frente de uma estrutura que reúne cerca de 3 mil colaboradores e movimenta mais de 11 milhões de passageiros por ano, ela tem conduzido uma verdadeira revolução – tanto dentro quanto fora dos muros. “A Rodoviária do Rio é a segunda maior da América Latina. É motivo de muito orgulho fazer toda essa engrenagem funcionar, que envolve não só as empresas de ônibus, mas também o nosso mall com diversas lojas, a praça de alimentação, o estacionamento… É todo um complexo para trazer uma experiência positiva para os passageiros e turistas”, afirma Roberta.
Essa transformação é visível a quem passa pela região portuária. O entorno, antes degradado e inseguro, ganhou nova vida com o esforço conjunto entre a administração do terminal, a Prefeitura do Rio e os órgãos de segurança pública. “Foram muitos encontros e reuniões com a prefeitura, subprefeitura, Guarda Municipal e Polícia Militar. Hoje, a rodoviária conta com uma base do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e mais de cem câmeras integradas ao sistema da PM, com reconhecimento facial. Essa integração tem trazido uma segurança fundamental”, explica Roberta, informando, ainda, que as câmeras da própria rodoviária fazem o monitoramento em tempo real 24 horas por dia, para garantir ações preventivas.
Além do reforço no policiamento e da ordenação do entorno, a chegada do Terminal Intermodal Gentileza (TIG) consolidou a região como um dos eixos de mobilidade mais modernos do país. O equipamento conecta o VLT e linhas diretas ao Aeroporto do Galeão, ampliando as opções de transporte para turistas e moradores. “O Gentileza ajudou muito no ordenamento e na melhoria do entorno. Hoje, quem chega de ônibus pode deixar a sua mala em nosso guarda-volumes e facilmente ir visitar o Museu do Amanhã, o AquaRio ou a Roda-Gigante, que ficam bem próximos da rodoviária”, comenta.
COM CONFORTO SE VAI LONGE
Os números impressionam: a Rodoviária do Rio oferece mais de 200 destinos, entre nacionais e internacionais, conectando a cidade a países como Argentina, Bolívia, Chile e Peru. “A rota Rio-Lima é muito interessante. Foi registrada no Guinness como a maior rota rodoviária regular do planeta, com mais de 6.200 quilômetros, atravessando seis estados brasileiros até chegar à capital peruana”, conta Roberta, com entusiasmo.

Dentro do terminal, o conforto e a experiência do passageiro são prioridades. Além de oferecer mais de 55 lojas e quiosques, recepção turística bilíngue e salas VIPs, a Rodoviária do Rio foi a primeira do país a ser totalmente climatizada, iniciativa que reforça o compromisso com a hospitalidade e o bem-estar. E, dela, saem frotas modernas de 39 viações. A diretora destaca: “Hoje, as empresas de transporte têm investido fortemente em ônibus supermodernos e tecnológicos, com assentos que viram cama. E isso conta muito”.
Essa preocupação com qualidade e segurança se estende a um alerta que a diretora faz aos ônibus irregulares, que vêm crescendo em algumas regiões. “Isso me preocupa demais. Eles partem de ruas, sem estrutura para fazer o embarque e para receber o turista. As empresas regulares têm treinamento para os motoristas, mantêm seus veículos em perfeitas condições e são fiscalizadas. O transporte rodoviário regular, partindo da rodoviária, é o que traz segurança para o passageiro”, comenta a diretora.

Para completar o conforto de quem chega de ônibus à Cidade Maravilhosa, há outra inovação: o Uber Lounge, inaugurado em 2024. “Esse projeto é muito bacana porque não existe Uber Lounge instalado em nenhuma outra rodoviária do mundo, só em aeroportos. Recebemos, em média, 80 mil veículos por mês. Era uma demanda dos próprios usuários, que antes embarcavam na rua. O sucesso foi tanto que, recentemente, os CEOs da Uber Brasil e América Latina nos visitaram para conhecer de perto a operação”, comemora a diretora.
Para Roberta, cada melhoria é parte de um propósito maior: transformar a experiência de quem entra ou sai do Rio de Janeiro. “Como a rodoviária é um espaço que recebe turistas, eles precisam ter essa visão positiva ao chegar na cidade e poder curtir de forma tranquila”, diz. E ela finaliza: “A nossa preocupação com os passageiros é real. Trabalhamos, diariamente, para sempre melhorar e trazer uma ótima experiência para eles”.
Sávio Neves é presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)







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