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Copacabana Palace: Símbolo de Hotelaria e Luxo no Rio

Copacabana Palace

SÍMBOLO DE HOTELARIA E LUXO NO RIO

VOCÊ JÁ FOI AO COPACABANA PALACE? SE AINDA NÃO, VENHA COM A REVISTA MANCHETE CONHECER UM POUCO MAIS DOS SEGREDOS QUE O CONSAGRARAM COMO UM DOS MAIS ICÔNICOS HOTÉIS DO MUNDO.

Imagine uma Copacabana frequentada, em sua maioria, por pescadores, e com a população do Rio de Janeiro pouco ligando para esse imenso mar azul. Essa foi a realidade da Princesinha do Mar até 1919, quando o presidente Epitácio Pessoa decidiu tornar a bela praia num badalado ponto turístico, encomendando ao empresário Octavio Guinle um grande hotel em sua orla – que serviria, também, para hospedar com pompa as celebridades internacionais que viriam para a comemoração do Centenário da Independência, em 1922. Essa segunda intenção, contudo, não deu certo. A obra atrasou e foi apenas em 13 de agosto de 1923 que foi inaugurado um dos mais icônicos hotéis do mundo, o Copacabana Palace, que rapidamente se tornou símbolo de glamour e sofisticação.

A família Guinle permaneceu no comando do Copa (como é carinhosamente chamado) até 1989, quando o hotel foi comprado pelo grupo Orient Express. Em 2018, a propriedade passou a fazer parte do grupo LVMH (leia-se: Louis Vuitton e Moët Hennessy), holding francesa que representa o maior conglomerado de artigos de luxo. E, entre seus ramos, está a hotelaria, incluindo a marca Belmond. Por isso, embora pouca gente fale assim, hoje o hotel se chama Belmond Copacabana Palace.

Para entender melhor o que está por trás desse símbolo do luxo no Rio de Janeiro, conversamos com o português Ulisses Marreiros, gerente-geral do hotel desde 2021. Executivo da hotelaria global, ele já passou por outros estabelecimentos “luxury”, em locais como Espanha, Portugal e Maldivas. “Eu sou um sortudo por ter sempre trabalhado em hotéis espetaculares”, comemora. Porém, sua vinda para o Brasil, ainda no período da pandemia, não foi tão fácil. “Chegar ao Brasil, talvez num dos hotéis mais icônicos do mundo e uma instituição para a cidade, foi realmente um desafio enorme. Mas esse desafio só tem tido sucesso porque, durante 100 anos, várias pessoas trabalharam em prol deste hotel para que ele se tornasse uma referência. Aqui, nós temos sempre essa visão de honrar o passado, mas, ao mesmo tempo, inspirar o futuro”, conta.

“O meu desafio no Copacabana Palace só tem tido sucesso porque, durante 100 anos, várias pessoas trabalharam em prol deste hotel para que ele se tornasse uma referência.”
Ulisses Marreiros, gerente-geral do Copacabana Palace

SUÍTES PREMIADAS

As suítes do sexto andar são as mais luxuosas, contando com sala de estar e varanda com vista para o mar

Quando Ulisses fala de futuro, está se referindo à ampliação da capacidade do hotel, que, até novembro de 2026, ganhará novos apartamentos, passando de 145 para 208 unidades. E vale saber que muito da sofisticação do Copa vem justamente de suas impressionantes suítes. As mais simples iniciam com 45 m2. Já as mais luxuosas ultrapassam os 100 m2, estando localizadas no cobiçado sexto andar. “Digamos que é onde temos as suítes mais premium do hotel”, avisa Ulisses, referindo-se às chamadas suítes Copacabana (que são duas) e Penthouse (quatro).

E esta última categoria, pelo segundo ano consecutivo, foi premiada como a Melhor Suíte de Hotel, na 32ª edição do World Travel Awards (WTA) para a América do Sul (considerado o Oscar do turismo mundial). Ela conta com design sofisticado, sala de estar, banheiro em mármore, varanda com vista frontal para o mar, piscina Black Pool (revestida com pastilhas pretas, atende apenas aos hóspedes dessas suítes) e serviço de mordomia exclusivo. Pelas Penthouse, já passaram celebridades como Madonna, Lady Gaga, Paul McCartney, princesa Diana, Brigitte Bardot, entre muitas outras.


Por falar em piscina, no andar térreo encontra-se uma belíssima semiolímpica, que pode ser usada por todos os hóspedes. “Digamos que ela é o coração do hotel”, comenta Ulisses. Tomar um drinque sentado em suas espreguiçadeiras é um programa que traduz o charme de se estar hospedado no Copa.

Para completar os serviços oferecidos, o hotel ainda tem spa, quadra de tênis, fitness center, aulas de ioga e de funcional, e até mesmo uma caminhada com o gerente até o Forte do Leme, uma vez por semana. E mais: bem em frente ao Copa, há o Beach Experience com Havaianas, para que os hóspedes possam curtir a praia com regalias e segurança. Quanto a essa parceria, Ulisses se orgulha: “São duas marcas icônicas aqui do Brasil que se juntaram, o Copacabana Palace e as Havaianas”.

Muito da sofisticação do Copa vem justamente de suas impressionantes suítes. As mais simples iniciam com 45 m2. Já as mais luxuosas ultrapassam os 100 m2, estando localizadas no cobiçado sexto andar.

GASTRONOMIA ESTRELADA

O Copa ainda guarda mais um mérito extraordinário: “Somos o único hotel na América do Sul com dois restaurantes com estrela Michelin”, conta o gerente- geral. Trata-se do Mee, de gastronomia asiática, e do Cipriani, de culinária italiana. Mas não se pode deixar de enaltecer o clássico restaurante Pérgula, à beira da piscina, com sua culinária internacional com forte influência brasileira. Tanto é que já virou tradição para alguns cariocas saborear a feijoada aos sábados, assim como se deliciar com o brunch aos domingos. “Esses são dois eventos semanais bem relevantes para nós, em que temos a gratidão de receber muita gente do Rio. A nossa feijoada é acompanhada por samba e o brunch também sempre tem música ao vivo”, ressalta Ulisses.
Todos os restaurantes do Copa são abertos ao público. E, até o final de 2026, ainda será possível aproveitar o Cipriani On Tour, uma experiência que une gastronomia com cultura. Os participantes desfrutam de um passeio pelo hotel (passando pelo teatro, pelos salões históricos, pelo terraço e pelas suítes icônicas), de boa música – com playlist dos grandes artistas que já se hospedaram no Copa –, de taças do champanhe Dom Pérignon, parceiro nessa deliciosa empreitada, e, claro, dos pratos estrelados do Cipriani.


Mas saiba que também dá para curtir o Copacabana Palace sem ser hóspede em outras duas ocasiões: réveillon e carnaval. E essas duas festas guardam curiosidades. “O Copacabana Palace está na gênesis dos fogos de artifício de hoje em dia. Começou aqui e depois a prefeitura elevou para o patamar atual”, conta Ulisses. Ele revela que, na virada do ano, há várias comemorações simultâneas dentro do Copa. “Além da nossa mítica festa na piscina, temos um jantar especial nos salões, outro no Pérgula, e este ano, pela primeira vez, haverá também no Mee”, adianta.

Já o tradicional baile de carnaval existe desde 1924, tendo seguido ininterruptamente até 1974. “Em 1994, retomamos essa tradição, que, no momento, é um dos nossos eventos mais relevantes, reunindo mais de 1.500 pessoas em traje black-tie ou com fantasias de luxo. É um baile muito divertido e bonito, embora eu seja suspeito para falar”, brinca o gerente-geral.

Como se pode ver, o Copacabana Palace é um pedaço do luxo em nossa cidade, que ajuda a promover ainda mais o turismo no Rio de Janeiro. Uma joia que brilha e engrandece a Princesinha do Mar, exatamente como sonhou Epitácio Pessoa.

Luiz Strauss é presidente do Visit Rio

 

 

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