Giro

Duplicação do Parque Realengo

Prefeitura do Rio formaliza compra de terreno do Exército para duplicação do Parque Realengo

Ampliação da área de lazer integra Plano Estratégico 2025-2028 elaborado pela administração municipal

A Prefeitura do Rio formalizou, no último sábado (18), a compra de terreno do Exército para a realização das obras de duplicação do Parque Realengo Susana Naspolini, na Zona Oeste da cidade.

Localizados na Rua General Sezefredo, os dois lotes foram adquiridos por cerca de R$ 50 milhões, abrindo caminho para a expansão da área de lazer, que passará de 76 mil para 150 mil metros quadrados, cumprindo uma das metas do Plano Estratégico 2025-2028 do governo municipal.

A área que agora fará parte do Parque Realengo possui centenas de árvores e vegetação arbustiva. Os terrenos completam o quarteirão do parque, delimitado pelas ruas Professor Carlos Wenceslau, General Raposo, Pedro Gomes e General Sezefredo, onde no passado funcionou uma antiga fábrica de cartuchos do Exército.

O local contará ainda com uma ampla área de eventos, equipada para apresentações musicais, teatrais e culturais de diversos formatos. Sua localização estratégica minimizará impactos sonoros na vizinhança, garantindo conforto para moradores e visitantes. O espaço contará com palco modular, pontos de energia, iluminação adequada e infraestrutura para feiras e exposições temporárias.

“Mais uma vez temos o compromisso do Exército em nos ajudar com a realização desse sonho antigo dos moradores de Realengo. Muito obrigado ao Governo Federal e ao Exército por essa negociação e permitir que a população tenha uma área de lazer ainda melhor”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O espaço de lazer terá um novo polo gastronômico que reunirá quiosques, food trucks e espaços de convivência, com áreas sombreadas, mesas, bancos e mobiliário urbano confortável. O local proporcionará experiências de alimentação para todos os públicos e incentivará encontros, lazer e socialização.

“É uma satisfação muito grande estar aqui. Morei 5 anos no Conjunto Piraquara na Vila Militar aqui perto. Compreendo bem a importância desse parque. Mais cedo percorri a área e vi que o Parque Realengo é transformador para a comunidade. A área fica valorizada, todo mundo fica feliz”, disse o presidente da Fundação Habitacional do Exército, general Valério Stumpf Trindade.

Deixe um comentário