Transição energética é debatida em painel no Fórum Rio Empreendedor
Evento da ACRJ reúne grandes nomes do setor de energia
O caminho para uma economia mais sustentável passa obrigatoriamente pelo Rio de Janeiro. Foi essa a mensagem do painel “Energia – Novas oportunidades de negócios e sustentabilidade econômica para o setor”, realizado nesta quinta-feira (9) durante o III Fórum Rio Empreendedor, promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Mediado por Gabriel Kropsch, presidente do Conselho Empresarial de Energia e Transição Energética da ACRJ, o debate reuniu representantes de grandes empresas do setor para discutir desafios e oportunidades da chamada transição energética, movimento que busca substituir gradualmente as fontes fósseis por alternativas mais limpas.
“Existe uma oportunidade muito grande para o Rio de Janeiro com essas novas fontes de energia, e também para o empresariado fluminense, de todos os portes. Grandes projetos impulsionam uma cadeia de serviços e fornecedores que movimenta a economia como um todo”, afirmou.
Entre os temas abordados, estiveram o potencial do Norte Fluminense para receber investimentos em eólicas offshore e biogás, a importância de garantir segurança energética e a necessidade de distribuir os investimentos para além da capital. O painel contou com a participação de representantes da GNA (Gás Natural Açu), Engie, Urca Energia e Prumo Energia, que reforçaram a relevância do Rio na transição para uma matriz mais limpa.
“Transformar a energia tradicional em algo mais saudável é um bom negócio, é o negócio do futuro”, resumiu Gil Maranhão, da Engie.
Mauricio Carvalho, CEO da Urca, endossou o discurso de Maranhão, destacando os benefícios para o Rio:
“A sociedade precisa entender que fazer a transição energética é caro, mas é um investimento muito lucrativo. É uma oportunidade para atrair investimentos para o estado”.