Giro Rio 360°

III Fórum Rio Empreendedor

III Fórum Rio Empreendedor: Integração entre agentes públicos, privados e sociedade é destaque na abertura

Participantes apontaram soluções para um estado mais seguro, inovador e acolhedor.

Foto: Estefan Radovicz

O Rio que queremos é um Rio integrado. Essa foi a tônica do primeiro dia do III Fórum Rio Empreendedor, promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), nesta quarta (8). Sob diferentes enfoques — da mobilidade à segurança, da cultura à inovação —, o evento revelou um consenso: o desenvolvimento fluminense depende da capacidade de diálogo e cooperação entre diversos setores.

Logo na abertura, o tom foi de otimismo e realismo. O presidente da ACRJ, Josier Vilar, ressaltou que o Rio precisa estar conectado ao seu tempo.

“A cidade quer estar alinhada à tecnologia e ser um lugar atrativo para se empreender, se visitar e se investir”, afirmou.

O secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Nicola Miccione, por sua vez, destacou o avanço da desburocratização e o fortalecimento do diálogo com o setor produtivo:

“O Rio de Janeiro sempre vai ter problemas, e precisamos solucioná-los. Olho mais o copo meio cheio do que meio vazio: o Rio melhorou muito nos últimos anos, mas ainda tem desafios”.

A segurança pública, tema inevitável quando se fala em empreender no estado, permeou todas as discussões do dia. E foi consenso que apenas com integração e coordenação entre setores será possível enfrentar o problema.

O mesmo espírito norteou os debates sobre mobilidade urbana, cultura e inovação. As falas apontaram para a necessidade de projetos metropolitanos que unam esforços e tornem o Rio mais acessível e conectado, seja por meio de um transporte eficiente, de políticas culturais integradas ou da aproximação entre universidades, empresas e poder público.

“Precisamos vender melhor nossos atrativos e manter os talentos aqui”, destacou Fábio Ferrari, do Grupo Visagio, em uma das mesas sobre inovação.

Encerrando o dia, ficou evidente que o Rio é, por si só, uma marca — uma cidade que acolhe, cria e inspira.

“Paris é a cidade mais bonita criada pelo homem e o Rio é a cidade mais bonita criada por Deus”, elogiou Patrick Sabatier, diretor da L’Oréal no Brasil.

A frase serviu como síntese de um sentimento compartilhado entre os participantes: o de que o Rio, apesar dos desafios, continua sendo um terreno fértil para empreender, investir e acreditar — desde que suas forças caminhem juntas.

O fórum terá seu último dia nesta quinta (9), a partir das 9h, na sede da ACRJ, no Centro do Rio.

Deixe um comentário