PAN 2031: Comissão da Panam Sports encerra visitas técnicas no Rio e Niterói
Agenda de compromissos da comitiva foi encerrada no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói
Nesta última sexta-feira (03), a Comissão de Avaliação da Panam Sports fez o encerramento das visitas técnicas às instalações da candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-americanos de 2031.
A visita se iniciou pelo Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, que poderá abrigar provas de levantamento de peso, patinação artística, skate, escalada esportiva, squash e a largada da maratona. Em seguida, a comissão visitou a Arena da Concha Acústica, que está em fase final de construção e poderá ser palco do tiro com arco, luta livre, luta greco-romana e caratê, entre outras modalidades.
A comitiva foi composta pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, pelo vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, além do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marco La Porta, e os cinco integrantes da comissão liderada pelo presidente da Panam, Neven Ilic, entre outras autoridades públicas que percorreram os locais sugeridos para as competições no município.
Durante coletiva de imprensa realizada no Museu de Arte Contemporânea (MAC), o prefeito Rodrigo Neves demonstrou otimismo com a escolha do Rio e Niterói, no próximo dia 10, em Santiago, no Chile. A candidatura conjunta concorre com a cidade de Assunção, capital do Paraguai.
“Tivemos três dias de trabalho e estamos muito animados porque o Brasil tem um projeto coletivo dos atletas, do Comitê Olímpico Brasileiro e que conta com forte apoio das prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro, além, evidentemente, do governo do Estado do Rio e do Governo Federal. Temos praticamente toda a infraestrutura esportiva pronta. Por isso, a nossa prioridade será um investimento ainda maior nos atletas para os próximos seis anos e alguns investimentos em infraestrutura de mobilidade. Estamos muito felizes de receber, em Niterói, a comissão da Panam Sports e tenho certeza que a gente sai dessa missão com um passo adiante para que esses jogos sejam os melhores pan-americanos na história, com a acolhida do povo brasileiro”, declarou o chefe do Executivo.
O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, reforçou que foi uma alegria ter a equipe da Panam Sports por três dias.
“Essa candidatura dos Jogos Pan-americanos Rio e Niterói só é possível por conta do legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dos Jogos Pan-americanos de 2007. Receber esses jogos será muito importante. Fazer essa visita nos últimos dias com a comissão é poder mostrar o legado vivo que os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Olímpicos de 2016 deixaram. Temos uma infraestrutura pronta com duas cidades conscientes da importância desses jogos. O Pan de 2031 vai unir as Américas. São jogos que olham para os atletas, para a cooperação esportiva e para o fortalecimento dos Comitês Olímpicos Internacionais. O presidente Lula e o governador Claudio Castro têm reiterado o apoio. Essa missão reforça as qualidades desse projeto”, disse Eduardo Cavaliere.
O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marco La Porta, ressaltou a sintonia com Rio e Niterói.
“Tenho certeza que todos que estiveram aqui presentes perceberam a sinergia, a sintonia que há entre as duas cidades e o Comitê Olímpico Brasileiro. A gente está muito confiante. Vai ser um impacto nas Américas. É isso que o Brasil pretende, é isso que Rio e Niterói, duas cidades irmãs, vão entregar com certeza em 2031”, disse Marco La Porta.
O presidente da Panam Sports, Neven Ilic, elogiou o que viu em Niterói e no Rio.
“Uma das coisas que quero destacar é o legado que deixaram, tanto nos Jogos Panamericanos de 2007 quanto na Olimpíada de 2016, no Rio. Estamos muito impressionados com a forma como as autoridades têm mantido esses equipamentos e como eles têm sido usados e reutilizados para diferentes finalidades em benefício da população. Estamos muito felizes. Não posso entregar mais detalhes, mas acho que é fácil dizer que o marco que vimos, tanto no Rio como em Niterói, é fantástico para um evento tão importante como os Jogos Pan-americanos”, afirmou o presidente da Panam Sports.