MUITO ALÉM DO
Sabor
EM SUA 15ª EDIÇÃO, O RIO GASTRONOMIA JÁ VIROU UMA TRADIÇÃO PARA O CARIOCA E SE CONSOLIDOU COMO O MAIOR EVENTO GASTRONÔMICO DO PAÍS, BATENDO RECORDES DE PÚBLICO E DE VENDAS. CONHEÇA AQUI OS NÚMEROS IMPACTANTES E TODO O EMPENHO PARA O SUCESSO DESSA MEGAPRODUÇÃO.
O clima era de festa. Afinal, o Rio Gastronomia estava completando 15 anos, depois de ter começado timidamente nas instalações da Fecomércio, no bairro do Flamengo, e ter passado de maneira modesta pelo Museu de Arte Moderna (MAM), pelo Pier Mauá e pelas tribunas do Jockey Club, na Gávea.
Mas, com o sucesso crescente, foi necessário um espaço mais amplo, e já faz quatro anos que o evento se instalou de vez na área central do Jockey. Ao longo de 12 dias do mês de agosto, passaram por lá de 10 a 12 mil pessoas diariamente, totalizando 130 mil visitantes. “Batemos o nosso recorde de público”, comemora Leonardo André, diretor de projetos da Editora Globo – vale lembrar que o Rio Gastronomia é uma realização do Grupo Globo, com o incentivo do Ministério da Cultura.
O evento ainda alcançou outros números impactantes. De acordo com Leonardo, foram vendidos mais de: 570 mil itens, 70 mil cervejas, 13 mil garrafas de vinho, 11 mil garrafas de espumante e 200 mil pratos – sendo que os campeões de venda foram a lasanha de costela, da chef Heaven Delhay, e o Bolo Irajá, do chef Pedro Artagão e do Grupo Irajá. “Estamos muito satisfeitos com a entrega deste ano. A 15ª edição foi um sucesso. Batemos também todos os recordes de movimentação financeira para os restaurantes, de geração de impostos e de turismo que esse tipo de evento gera para a cidade”, completa.
UM EVENTO FAMÍLIA
Contando com um pano de fundo belíssimo, que é o visual emblemático das montanhas da Cidade Maravilhosa, o Rio Gastronomia reuniu 34 restaurantes – incluindo grandes chefs e estabelecimentos premiados, como Rufino, Lasai, Babbo Osteria, Absurda Confeitaria, San e Katz-sü –, 10 produtores de cachaças regionais e 20 produtores de queijos, geleias e azeites do interior do estado. Por seus estandes, passou gente de todas as idades. “Esse é um evento que leva famílias. Tinha muito carrinho de bebê, muita criança correndo… É uma arena bastante propensa para as pessoas interagirem”, comenta o diretor de projetos.
E não é para menos. Além de todo o sabor oferecido ao público, o entretenimento foi outro ponto forte do evento, com área kids, roda gigante e tirolesa. Mas o ponto alto foi o encerramento de cada noite com uma grande atração musical. Levando a galera ao delírio, subiram ao Palco Sesc nomes como Titãs, Iza, Paula Toller, Paulo Ricardo, Xande de Pilares, Mart’nália, Paulinho Moska e Buchecha.

Para garantir toda essa estrutura, surgem novos grandes números. “Além de termos contado com uma equipe de produção que cuidou tão bem de todo o projeto, tivemos quatro usinas de geração de energia e mais de 20 quilômetros de cabos cruzando o local. E montamos uma estrutura de hidráulica e esgoto que o Jockey considera uma referência”, conta Leonardo.
ACESSÍVEL PARA TODOS
Outro avanço do festival foi a acessibilidade. “Este ano, contratamos uma empresa de consultoria que nos ajudou a mapear alguns pontos que ainda estavam deficitários quanto a isso. Então, fizemos um trabalho muito legal, com cardápios transcritos para áudio, espaço para atendimento de cadeirante nos restaurantes, plataforma elevada para assistir aos shows e rampas de acesso em todas as áreas do evento. Nesta 15ª edição, podemos declarar que foi um evento 100% acessível para todo mundo”, destaca o diretor de projetos.
Diante de tanto sucesso, ele confessa que já está de olho no próximo Rio Gastronomia. “É um evento super consolidado, mas nunca estamos satisfeitos. Por isso, nosso desafio agora é melhorar ainda mais para o ano que vem”, promete Leonardo. O público vai esperar ansioso, pode acreditar.
“A 15ª edição foi um sucesso. Batemos recordes de movimentação financeira para os restaurantes, de geração de impostos e de turismo.”
Leonardo André, diretor de projetos
Pedro Guimarães é diretor-presidente da Apresenta – Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins. Foi secretário de Turismo da prefeitura e subsecretário de Esportes e Eventos do estado do Rio de Janeiro. Foi CEO da Marina da Glória e é empresário de diversos segmentos.