MOTORES
Carlos Martins
DIRETO DO
túnel do tempo
NÓS FOMOS CONHECER A 42ª EXPOSIÇÃO DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS DE TERESÓPOLIS E FICAMOS IMPRESSIONADOS: TUDO TÃO NOVINHO QUE PARECIA TER ACABADO DE SAIR DA LOJA. CONFIRA ESSE EVENTO QUE REUNIU OS APAIXONADOS PELO CHAMADO “ANTIGOMOBILISMO”.
Talvez você nunca tenha ouvido esse termo. Mas antigomobilismo é a paixão e o conjunto de atividades relacionadas à coleção, restauração e preservação de automóveis antigos, valorizando a originalidade, o estilo de época e a história que representam. Esse hobby envolve muito pesquisa e o mais bacana: a participação em eventos e encontros, que unem os colecionadores e suas famílias – afinal, é a melhor forma de exibir essas preciosidades.
Entre os dias 5 e 7 de setembro, foi a vez de Teresópolis receber o ronco desses motores bem-conservados. Na 42ª Exposição de Automóveis Antigos de Teresópolis – organizada pelo Clube Amigos do Antigo –, mais de mil veículos clássicos ocuparam os gramados do Teresópolis Golf Club. E estamos falando de modelos como Gordini, VW 1600, Mercedes-Benz 220, Opala, Comodoro, Dodge, Maverick, Camaro, Berlinetta e uma infinidade de Fuscas reluzentes.
Calcula-se que mais de 25 mil visitantes foram prestigiar a exposição, que também contou com uma programação cultural e gastronômica bem atraente. Leonardo Vasconcelos, prefeito de Teresópolis, reforça a relevância do evento: “É muito importante recebermos a Feira dos Automóveis Antigos. Este ano, nossa feira se situou como uma das três maiores do país”. A secretária de Turismo de Teresópolis, Nina Benedito, concorda: “É uma tradição, um dos eventos mais importantes e que já faz parte do nosso calendário oficial. Para Teresópolis, é um prazer e um privilégio enorme sediar um evento desse porte, fomentando o nosso turismo e a nossa economia local”.
”Este ano, nossa feira se situou como uma das três maiores do país.”
Leonardo Vasconcelos, prefeito de Teresópolis
UM SONHO DE PAI E FILHO
A cada carro antigo que conhecíamos, encontrávamos boas histórias para serem contadas. E uma delas unia pai e filho. O Mercury Eight Sedan, de 1949, na cor marrom-metálico, passou por um processo de restauração que durou anos. E, agora em 2025, estreou no evento de Teresópolis, e acabou sendo um dos veículos mais admirados. Seus proprietários são o aposentado Eni Mendes e seu filho, o engenheiro mecânico Luiz Augusto. É o rapaz quem fala: “É um sentimento de conquista, de realização, estar neste evento. Era um sonho antigo. Quando eu ainda estava na faculdade, meu pai me deu o desafio de encontrar esse carro, que é bem difícil de achar. Por coincidência, um professor meu tinha um guardado e compramos. Desde então, iniciamos um trabalho de construção não só do carro, mas também de ligação afetiva entre pai e filho”.
Outras histórias de família se apresentaram no gramado do Golf Clube, como a do empresário Alfredo Machado, proprietário de um Fiat 147 azul metálico. “Esse carro chegou lá em casa quase zero quilômetro, em 1980. Era do meu avô. Quando ele faleceu, ficou para o meu pai, que também morreu mais tarde. Hoje, o carro é meu. E eu sigo cuidando como uma parte da história da nossa família”.

ESTRELAS DA VOLKSWAGEN
No meio dos inúmeros fusquinhas que passaram pela exposição, o do aposentado Everaldo Braz atraía inúmeros olhares. Pintando de azul e laranja, a partir da cópia do design de uma miniatura chinesa, o carro também era todo adesivado. “A intenção é chamar a atenção. Afinal, a gente chega num evento em que tem 50 Fuscas azuis, e a pessoa passa direto. Por isso, tem que chegar diferenciado”, revela. E, com certeza, ele conseguiu.
Porém, uma raridade também se destacou: um Fusca 1302, alemão, original conversível com injeção eletrônica. Ele estava à venda pela Troca de Clássico, um galpão de carros antigos de Teresópolis. “Esse carro traz uma curiosidade… Lá fora, em 1978, já tinha injeção eletrônica, que só foi chegar no Brasil nos anos 90, com o Gol GTI. É um modelo muito legal e muito raro de se ver aqui, até porque não foi lançado no nosso país”, conta o vendedor Igor Lack.
Mas nem só de Fusca vivem os fãs da Volkswagen. Denilson Santos, proprietário da By Deni Studio, faz um trabalho de restauração de vários veículos dessa montadora em sua cidade, Indaiatuba (SP). Pela primeira vez em Teresópolis, ele exibia cores e versões mais icônicas de carros da Volks, como Saveiro Sunset vinho metálico com friso laranja, Gol GTI amarelo sunny e dois modelos idênticos de Gol na cor azul astral, que só existiu em 1991. E valeu a pena sair de São Paulo para o interior do Rio? “Esse evento é muito prestigiado e achei bem legal e organizado”, comenta, satisfeito.
DOMINGO TEVE PREMIAÇÃO
Ao longo dos dois primeiros dias da exposição, uma comissão julgadora percorreu cada milímetro do Golf Club analisando os diversos modelos. “É uma avaliação muito difícil, porque são muitos veículos expostos e com grande qualidade”, explica Henrique Moraes, presidente do Clube dos Amigos do Antigo de Teresópolis. Mas o resultado chegou no domingo de manhã, com o anúncio de 25 carros premiados.
No último dia do evento, Henrique carregava a sensação de dever, mais uma vez, cumprido com êxito. “Nesta 42ª edição, a gente acredita que tenha ultrapassado mil carros expostos. No ano passado, foram cerca de 800. E olha que este ano a previsão era de chuva, mas graças a Deus ela não veio e atraiu os expositores”, comemora. E, agora, é acelerar e aguardar até a edição de 2026, que certamente seguirá encantando os amantes do antigomobilismo.
Carlos Martins é jornalista e comunicador de rádio e televisão