A região do Vale do Paraíba do Sul, localizada a cerca de 120 km da capital fluminense, antes somente era reconhecida como um roteiro histórico e imersivo para se compreender a importância do ciclo deste fruto que, com os seus grãos, dominaram a economia nacional no século XIX.

A expansão econômica em torno do café proporcionou a abertura de estradas, construção portos e o desenvolvimento em geral de cidades. Hoje, um novo ciclo vem tomando conta da região, que abrange 14 municípios do interior do Rio de Janeiro.
Uma viagem pela região do Vale do Café atualmente vai proporcionar aos cariocas, fluminenses e outros que visitam o Estado do Rio de Janeiro muitas surpresas gastronômicas reconhecidas internacionalmente, como queijos, cachaças e, claro, o premiado café.
Se você vai se deslocar para o Vale do Café e pretende se instalar na região com boa qualidade em hotelaria, gastronomia e valor histórico agregado, o local é a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, que integra um conjunto arquitetônico totalmente preservado, legado do século XIX, no áureo Ciclo do Café.
O casarão principal já abrigou a realeza no Segundo Império e hoje é um hotel boutique. Quem se hospeda em uma de suas 35 suítes realiza uma viagem ao tempo, mas com a sofisticação de um hotel luxuoso, de excelência no atendimento.

O casarão possui uma capela construída em 1852 para os momentos de fé nesta fazenda tombada pelo Inepac. O hóspede vai se deparar com o primeiro Museu do Café do estado, estrategicamente localizado ao lado do Memorial do Negro Escravizado, em um dos braços do antigo quadrilátero histórico. O museu carrega informações sobre o grão africano que fez do Brasil o maior produtor mundial desde o império. O tour passa pelo cafezal da fazenda e termina na cafeteria em meio ao cafezal, onde se pode degustar o café especial, um blend selecionado pela fazenda.
As famílias têm atração para todas as idades e gostos. Atividades como prainha de água doce, piscina, tirolesa, brinquedoteca, quadra de beach tennis, trilhas ou simplesmente relaxar no spa. A culinária é um ponto forte da hospedagem, o restaurante oferece uma experiência especial com cardápio da gastronomia brasileira, inspirado nos sabores regionais do Vale do Café, bem como drinks autorais. Tudo isso ainda pode ser ambientado ao som de música ao vivo, além das noites temáticas, de acordo com a programação cultural.



A partir da fazenda, é possível acessar com facilidade diversas cidades da região para explorar muitas outras atrações que vão preencher a agenda do fim de semana. Para casais e famílias, é um roteiro de passeio, relaxamento e imersão histórica e, para o turismo corporativo, uma viagem que proporciona um ambiente convidativo para eventos de negócios em meio à natureza com muito charme e sofisticação.