Considerada uma das principais empresas de turismo sustentável do país, o Grupo Cataratas segue ampliando seus investimentos em atrações turísticas. Responsável pela administração dos parques AquaRio, Paineiras Corcovado, BioParque do Rio, Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional de Jericoacoara, Marco das Três Fronteiras e EcoNoronha, agora prepara-se para o lançamento do oitavo empreendimento: o AquaFoz.
Grupo cataratas
TURISMO, EXPERÊNCIAS E SUSTENTABILIDADE
O Grupo Cataratas tem uma vasta e destacada atuação no gerenciamento de parques naturais e de atrações turísticas desde 1999. Proporcionar experiências transformadoras, conciliando lazer, conservação da biodiversidade e educação ambiental é missão e princípio norteador que se traduzem no sucesso e na fama dos atrativos. Atualmente, o grupo administra empreendimentos turísticos em diferentes regiões do Brasil, que, juntos, conectam mais de 6 milhões de visitantes ao ano. São eles:
AquaRio (RJ): O maior aquário marinho da América do Sul. Com 26 mil m² de área construída e tanques grandiosos com 4,5 milhões de litros de água, o visitante pode observar a biodiversidade de 350 espécies diferentes. As pesquisas são feitas em parceria com universidades e centros de estudo científico, buscando solucionar questões de ameaça ambiental. O passeio pode se estender às exposições temporárias e permanentes.
BioParque do Rio (RJ): Localizado na Quinta da Boa Vista, bem pertinho do Museu Nacional e do Maracanã, o antigo RioZoo recebe investimento e foco na educação ambiental e conservação. Em 2016, o grupo assumiu o desafio de apresentar um novo conceito de zoológico. Uma mudança estruturada nos pilares de educação, pesquisa e conservação. Com mais de 800 mil visitantes por ano, o parque abriga mais de 600 animais, como o leão, o elefante, hipopótamos, diversas aves, répteis e mamíferos.

Paineiras Corcovado (RJ): Responsável pela operação oficial das vans que levam visitantes ao Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
O transporte parte de Copacabana, do Largo do Machado e do Centro de Visitantes Paineiras.
“Nós preparamos os nossos equipamentos para vivermos este momento que estamos passando agora. Se somarmos os investimentos do Grupo Cataratas feitos nas Paineiras, no AquaRio e no BioParque, são mais de R$ 250 milhões investidos na cidade do Rio de Janeiro. O Rio e Foz do Iguaçu são locais em que temos a maioria dos nossos negócios. E acreditamos que o Rio é a porta de entrada do turismo internacional.”
Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas

Cataratas do Iguaçu (PR): Uma das maiores quedas d´água do mundo. Fica localizada no Parque Nacional do Iguaçu, um dos destinos mais admirados do Brasil, e que representa o ponto de partida na trajetória do Grupo Cataratas, administradora da unidade de conservação junto à empresa Urbia.

EcoNoronha (PE): Administração do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. O contato com a natureza é feito de forma acessível e ordenada, com destaque para a Praia do Sancho, eleita a melhor praia do mundo por diversas vezes em rankings de sites de viagem. Ao longo de todo o parque, é possível encontrar piscinas naturais de águas cristalinas com rica biodiversidade marinha, trilhas ecológicas e belíssimas praias, disponibilizando ao visitante a prática de diversas atividades tanto dentro quanto fora da água.
Parque Nacional de Jericoacoara (CE): Reconhecida como uma das joias naturais do país na região Nordeste, com destaque para a proteção de ecossistemas e da biodiversidade.
Marco das Três Fronteiras (PR): Brasil, Argentina e Paraguai. As três nações representam a tônica do espaço cultural que celebra a tríplice fronteira entre os países.

AquaFoz: novidade a partir de setembro
A experiência exitosa no comando da administração do AquaRio fez com que o Grupo Cataratas elaborasse mais uma novidade. O AquaFoz, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, previsto para ser inaugurado em setembro deste ano, será mais um espaço destinado não apenas ao lazer, mas também ao fomento à educação ambiental – premissa fundamental adotada pela empresa. O AquaFoz será um dos maiores aquários de água doce e salgada do mundo, com 23 mil m² e 3,3 milhões de litros de água. Segundo Morbis, o local será um centro dedicado aos ecossistemas das bacias dos rios Paraná e Iguaçu, com investimento de mais de R$ 140 milhões.
“Neste aquário, teremos tanques de água doce e água salgada. A lógica é que a visita comece contando um pouco da história dos rios Iguaçu e Paraná, assim como de suas espécies, passando pelos biomas do Pantanal e da Amazônia. E, no trajeto, o rio desagua no mar, formando um grande tanque oceânico, finalizando a visita.”
Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas.
RIO: PORTA DE ENTRADA DO TURISMO INTERNACIONAL
Em entrevista à Revista Manchete, Pablo Morbis destacou a potencialidade das ações e a gestão dos equipamentos da empresa, além da ousadia do grupo em apostar no Rio de Janeiro. Declarou ainda que já foram chamados de loucos por muita gente devido ao volume de investimentos na cidade, mesmo durante a pior fase econômica, que, segundo ele, é exatamente quando nascem as grandes oportunidades.
Dados levantados pela Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal revelam que o Brasil recebeu 4,8 milhões de turistas internacionais em cinco meses, sendo um milhão com destino ao Rio de Janeiro. A cidade registrou um crescimento de 52,3% nas chegadas internacionais entre janeiro e maio de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado.
CURIOSIDADES
O AquaFoz será o segundo maior tanque oceânico do Brasil, com
mais de 300 espécies e mais de
3,3 milhões de litros de água.
Em 1999, ainda no início da gestão do Parque Nacional do Iguaçu, o Grupo Cataratas atingiu o número de 700 mil visitantes no local.
Em 2019, ano pré-pandemia
de Covid-19, foram registradas
2 milhões de visitas ao parque.
Dentro do bioma da Mata Atlântica,
o Parque Nacional do Iguaçu conserva um dos maiores trechos
da vegetação original da ecorregião da Floresta Atlântica do Alto Paraná.
RECONHECIMENTO EM PROL
DA SUSTENTABILIDADE
Práticas sustentáveis renderam três vezes ao Grupo Cataratas o título de companhia mais sustentável na área de turismo e hotelaria do Brasil, segundo a revista Exame – Guia Exame de Sustentabilidade. No ano de 2023, a empresa recebeu mais de 5 milhões de visitantes e lançou o Medidor Unificado de Desempenho Ambiental e Social (Mudas), uma ferramenta interna para monitorar impactos socioambientais. O grupo também manteve seu status de carbono neutro pelo segundo ano consecutivo. O Marco das Três Fronteiras recebeu a certificação Empresa B, reconhecendo seu desempenho social e ambiental.
Em 2024, o Grupo Cataratas também venceu na categoria Viagens e Turismo do ranking 100 Open Startups, destacando-se por suas práticas de inovação aberta e colaboração com startups.
Em pleno e significativo processo de expansão, o Grupo Cataratas permanece abraçando novos desafios, contribuindo diretamente com o desenvolvimento do território nacional. Com uma gestão moderna associada à sensibilidade ambiental, o grupo reafirma seu posicionamento de destaque no segmento turístico brasileiro.
Sávio Neves é presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).