Lide Rio

LIDE Rio: Geração e o Brasil de amanhã

A cada evento do LIDE Rio de Janeiro, formam-se novas parcerias empresariais com oportunidades de crescimento e geração de negócios. O encontro reuniu grandes nomes do meio empresarial e do terceiro setor para refletirem sobre educação, tecnologia e mercado de trabalho.

Geração Z e o Brasil do Amanhã

O último evento, em 2 de junho, no hotel Fairmont Copacabana, contou com a presença do fundador e presidente do conselho administrativo da grande empresa de tecnologia TOTVS, Laércio Consentino, que apresentou uma palestra sobre a geração Z, com ênfase na inclusão digital e na capacitação dos jovens para encarar novos desafios profissionais.

Os eventos do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) proporcionam associação de interesses entre dirigentes de diversas áreas. E foi o que aconteceu ali, em cima do palco, de forma não planejada: a celebração de uma parceria entre o Instituto da Oportunidade Social (IOS) e a Universidade Celso Lisboa.

“O IOS está chegando aqui ao Rio de Janeiro e a gente estava buscando um parceiro para nos ajudar não somente oferecendo um espaço, mas também parceirizando para educar a juventude e gerar empregabilidade e inclusão social”, declarou Vivian Broge, vice-presidente de relações humanas e marketing da TOTVS.

Andréia Repsold, Felipe Borba, Marcela Zitune, Vivian Broge e Laércio Cosentino

O CEO da Universidade Celso Lisboa, Felipe Borba, declarou acreditar que a educação transforma o mundo e, portanto, disponibilizou as instalações da universidade para capacitar esses jovens com a teoria e a prática que o mercado de trabalho atual exige. O IOS é uma instituição sem fins lucrativos, que oferece cursos totalmente gratuitos a jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência. Está entre as 20 melhores organizações sociais do Brasil, com mais de 47 mil alunos formados.

“O tema de hoje é da maior relevância: a geração Z, composta por pessoas nascidas entre as décadas de 1990 a 2010. Essa população cresceu em um mundo de tecnologia avançada e isso muda completamente a forma de comunicação. Precisamos entender como os empresários estão se adaptando a essa importante força de mercado e à grande influência que os jovens exercem nas preferências de consumo.”

Andréia Repsold, presidente do LIDE Rio

“Quando todo mundo tem a mesma tecnologia, o diferente são as pessoas.”

Laércio Cosentino, presidente do conselho de administração da TOTVS, palestra para líderes empresariais e, em entrevista à Revista Manchete, fala sobre benefícios e desafios da geração Z no mercado de trabalho.

Palestra do presidente do conselho de administração da TOTVS, Laércio Cosentino
Andréia Repsold entrevista Laércio Cosentino

Segundo estimativas do Fórum Econômico Mundial, a geração Z representará 27% da força de trabalho. São jovens de uma era digital, que cresceram usando tablets e smartphones, atravessaram uma pandemia e são abertos a mudanças. Durante a entrevista, a colunista e presidente do LIDE Rio, Andréia Repsold, perguntou ao dirigente da TOTVS como esses jovens estão se adaptando ao trabalho, já que 18% do quadro de funcionários da empresa é composto pela geração Z. Cosentino disse que muitos jovens chegam com anseios de mudanças e aconselha: “Preste atenção, porque aquilo que você acha que está instituído no mundo pode estar em mutação”.

O empresário observou que os jovens começaram a assumir cargos executivos de chefia e ressaltou a importância da busca pelo equilíbrio nas relações intergeracionais. Quanto à modalidade home office, que veio para mudar a forma de trabalho, acha que foi uma excelente alternativa no período da pandemia, mas, segundo ele, “ficaram algumas lacunas, como as relações pessoais, o olhar nos olhos”.

Em sua palestra, Cosentino falou sobre o “Plano Brasil Digital 30+”, uma estratégia com foco na inclusão digital e na capacitação dos jovens. Complementando a apresentação, também subiram ao palco a vice-presidente de relações humanas e marketing da TOTVS e presidente do IOS, Vivian Broge; a superintendente do IOS, Marcela Zitune Birger; e Valter Espínola Júnior, relações governamentais e terceiro setor do IOS.

Andréia Repsold entre Laércio Cosentino e o presidente da Revista Manchete, Marcos Salles

Participantes do evento elogiaram a abordagem do aspecto de inclusão social e produtiva. Para a presidente do RioSolidario, Paola Figueiredo, a área social vive e funciona em rede, e encontros como esse permitem a conexão necessária. A dinâmica começa na oferta de oportunidades, depois na boa capacitação dos alunos e, por fim, no direcionamento ao mercado de trabalho. “A grande mensagem aqui é indicar para as empresas o papel delas enquanto contratantes, porque há muitos jovens preparados e mão de obra disponível no mercado”, conclui Pedro Wernek, presidente do Instituto da Criança.

Andréia Repsold é presidente do LIDE Rio de Janeiro, proprietária da A. Repsold Assessoria & Marketing, integrante do Conselho Empresarial das Mulheres da FIRJAN, do VisitRio e do Conselho de Administração da Winner Holding.

 

 

 

Deixe um comentário