Luxo da contemporaneidade aliado ao modernismo dos anos 1950 tornaram-se combinações perfeitas que denotam a grandiosidade e o requinte do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. O hotel cinco estrelas, localizado na avenida Atlântica e o primeiro da rede na América do Sul, corrobora com o cenário esplendoroso proporcionado pela Princesinha do Mar.
O turismo no Rio de Janeiro permanece em constante evolução. No Posto 6, exatamente no coração de Copacabana, o Fairmont Rio de Janeiro se destaca significativamente quando o assunto é requinte e atendimento com qualidade aprimorada e padrão de excelência. Desde sua inauguração, em agosto de 2019, o primeiro hotel na América do Sul da Fairmont Hotels & Resorts, do grupo Accor, tornou-se o destino favorito de turistas e cariocas. A atenção aos detalhes, que perpassa pelo preparo de seus colaboradores em um atendimento acolhedor e de ponta, seguido por sua referência em turismo de luxo e a capacidade de propiciar experiências personalizadas aos seus hóspedes, se sobressaem com louvor no contexto da hotelaria carioca.
A estrutura do Fairmont Rio é composta por 375 quartos que prezam pelo conforto dos seus hóspedes, com estilo singular e localização privilegiada, diante da beleza incontestável da praia de Copacabana.


O hotel também oferece 13 salas destinadas a convenções, workshops e diversos eventos empresariais. Ainda no que diz respeito ao conforto e à sensibilidade para quem frequenta suas dependências, o Fairmont é intitulado como um hotel pet friendly, permitindo que seus frequentadores tragam cachorros e gatos com até 25 kg.
“Hoje, conseguimos oferecer um novo olhar para a hotelaria de luxo, com muitas experiências. E nós trabalhamos com pilares e experiências no hotel para trazer muito entretenimento de qualidade, não somente para o hóspede, mas também para o carioca. O grande propósito do hotel no seu surgimento foi dar um presente para a cidade do Rio de Janeiro e para todos os cariocas”, declarou à Revista Manchete o gerente-geral do Fairmont Rio, Netto Moreira, que também responde pela operação de marcas de luxo da Accor no Brasil.
GASTRONOMIA, BEM-ESTAR E ARTE
A gastronomia é um dos primeiros pilares estabelecidos pelo Fairmont Rio. A afetividade carioca também encontra o luxo emocional e acolhedor no hotel. Em seu restaurante, a brasilidade é consideravelmente destacada, sendo possível viajar pelos cinco biomas do país em um cardápio elaborado pelo chef executivo Jérôme Dardillac, que preza por ingredientes tipicamente brasileiros e uma cozinha afetiva, além do Spirit Copa Bar. Ambos abertos também para não-hóspedes.
Entre tantas experiências que podem ser usufruídas, há a opção de um jantar com menu exclusivo à luz do luar, no conforto de sua própria varanda com vista para o cartão postal da Cidade Maravilhosa. No Fairmont Rio, tanto o restaurante, com a riqueza de detalhes na elaboração dos pratos, quanto o bar, com seus destilados, exalam requinte e enaltecem os produtos brasileiros.
Acerca dos destilados, Netto Moreira reforçou a qualidade e a mixologia que têm o Brasil como grande protagonista. “A nossa cachaça hoje em dia é incrível. Não só isso. Nós temos outros destilados brasileiros, como as nossas frutas. No bar, também podemos falar do nosso café, que vem do Espírito Santo, e os gelatos, na nossa sorveteria. No contexto da gastronomia, é claro, o nosso Beach Club na praia, totalmente alinhado com a cidade”, disse Moreira.
No aspecto do bem-estar, Netto ainda mencionou os cuidados ambientais e a preocupação com a sustentabilidade. “O nosso espaço trabalha também a nossa flora e fauna brasileiras. A gente sabe do privilégio de termos, no Rio de Janeiro, a maior floresta urbana do mundo rodeando o Cristo Redentor e presente aqui. Então, estamos estreitamente ligados com o oceano Atlântico e a Floresta da Tijuca, e também com os cinco elementos da natureza: o nosso spa terra, água, fogo, água e madeira. E podemos levar todas essas experiências, inclusive para nossas aulas de yoga, no próprio quiosque e no Beach Club, tendo o nascer do sol, que é fantástico, como cenário”, declarou.


Arte, cultura, moda e design também integram a composição de pilares que ratificam o êxito nas operações do Fairmont Rio. Além das belezas naturais, com cenários exuberantes proporcionados pela vista da praia de Copacabana e do Pão de Açúcar, e com arquitetura inspirada no glamour carioca dos anos 1950, criada pela arquiteta Patrícia Anastassiadis, Moreira ressaltou que existe um trabalho significativo desenvolvido pelo hotel, e que fomenta a realização de desfiles de moda, exposições artísticas e apresentações musicais durante todas as noites, exaltando canções nacionais e internacionais.
O Fairmont Rio possui ainda uma curadoria artística, com exposições rotativas que acontecem a cada dois meses. Oportunidade em que o artista brasileiro ou carioca possui um papel de preponderância. “Nós temos o nosso palco infinito na Infinity Pool, nossa piscina infinita, onde há música ao vivo todos os dias. A bossa nova nasceu na década de 1950, e temos aqui muitos designers de mobiliário brasileiros dessa época representados nos móveis do hotel. Não somente nas áreas públicas, mas também em algumas suítes. Assim, enaltecemos muito a divulgação desse design para os nossos hóspedes. Além disso, 90% do hotel foi construído com materiais brasileiros, como o mármore nos quartos, que vem do Paraná, a madeira dos ambientes, os metais e também o design dos mobiliários”, enfatizou o gerente-geral do Fairmont Rio.
SOCIAL E ESPORTE
O Fairmont Rio se destaca, ainda, pelo seu pilar social, ressaltado por Netto Moreira. “Eu acho importante reconhecermos não somente o meio ambiente e a governança, mas também o pilar social. É um propósito de fé, de ser o coração da comunidade. Estar presente no coração da comunidade, em todas as suas localidades, pelo mundo. E aqui no Rio de Janeiro, não fazemos diferente”, ressaltou.
O esporte é outro atributo incentivado pelo hotel, pensando no conforto, no bem-estar e na qualidade de vida de seus hóspedes e visitantes. O Beach Club, com quadra de tênis, e a parceria do Fairmont Rio com as canoas havaianas são referências no aspecto da prática esportiva para os que se dirigem ao Fairmont. Além disso, no Beach Club, o hotel colabora com campeonatos e competições, incluindo torneios de golfe e competições de vela.
FAIRMONT GOLD
Os quartos do Fairmont Gold se destacam entre as categorias de altíssimo nível da unidade hoteleira e proporcionam uma experiência ímpar, devidamente personalizada para cada hóspede. A exclusividade é notoriamente observada logo na recepção, reservada em um lounge privativo. Além disso, prezando de maneira permanente pelas melhores experiências para os que chegam ao hotel, toda a equipe do Fairmont é preparada para atender a um pedido específico ou prestar assistência durante a estada de seus hóspedes.
Em linhas gerais, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana é a demonstração de que a cidade do Rio segue na escalada como um dos destinos mais cobiçados, tanto para o turismo familiar quanto para o turismo de luxo. No Fairmont, o luxo se sobressai pelo afeto e pela capacidade de transformar uma viagem em memória que dificilmente será esquecida, tamanha a preciosidade da experiência vivida.