MAR apresenta a mostra “Dança Barbot!”
Dança Barbot! apresenta a trajetória e as contribuições do bailarino e coreógrafo Rubens Barbot (1949-2022) para a dança contemporânea no Brasil. A exposição conta com instalações, fotografias e vídeos, nos quais o público pode conhecer o trabalho pioneiro do artista.
Possibilitar que o público reflita sobre o corpo e a dança é um dos desejos do Museu de Arte do Rio (MAR), ao convidá-lo a apreciar a mostra. Realizada em parceria com o Terreiro Contemporâneo, a exposição homenageia o legado do renomado artista. A curadoria é assinada por Marcelo Campos e Amanda Bonan, com a assistência dos curadores Amanda Rezende, Thayná Trindade e Jean Carlos Azuos, além do curador convidado Gatto Larsen, que foi parceiro de vida de Barbot.
Na mostra, destacam-se registros de espetáculos emblemáticos e depoimentos de artistas que colaboraram com o coreógrafo. Para a curadoria, é importante ressaltar que, ao longo de sua trajetória, Barbot foi acompanhado por grandes fotógrafos, como Renan Cepeda, Léo Aversa e Wilton Montenegro. A exposição conta com a colaboração desses fotógrafos, que cederam as imagens que estão em exibição no Museu de Arte do Rio.
Com trabalhos centrados na cultura afro-brasileira, Barbot chega ao MAR com uma exposição única, que apresenta a contribuição deste bailarino que dedicou quase quarenta anos de sua vida à pesquisa dos movimentos dos corpos afro-brasileiros. “Acredito que a exposição está alinhada à linha curatorial do museu, ao plano museológico, que estabelece o MAR como um espaço de reflexão crítica sobre a história, não só da arte, mas também da arte contemporânea e de suas diversas linguagens artísticas. O Museu de Arte do Rio está trabalhando de maneira transversal, envolvendo diversas e diferentes linguagens”, destaca o diretor-executivo, Marcelo Velloso.
A mostra fica no MAR até o dia 31 de agosto de 2025.


Serviço:
endereço: Museu de Arte do Rio -Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro-RJ
telefone: 21 3031-2741
Horário de funcionamento: Fechado às quartas-feiras/ Demais dias aberto.
Venda de Ingresso na bilheteria e/ou totens: 10h30 às 17h
Visitação ao pavilhão de exposições: 11h às 18h (ultima entrada às 17h)
Valor do Ingresso
Inteira: R$ 20,00
Meia-entrada: R$ 10,00
Terças-feiras: Gratuitas
Venda de Ingresso na bilheteria e/ou totens: 10h30 às 17h

