Peça | O Controle
O ator Reynaldo Gonzaga sobe ao palco do Teatro Cândido Mendes para quatro únicas apresentações em abril.
Depois de uma temporada de sucesso durante um ano em São Paulo, a peça O Controle chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro, com quatro únicas apresentações no Teatro Cândido Mendes, nos dias 22, 25, 26 e 27 de abril.
O texto inédito de Guilherme Fiuza propõe uma reflexão sobre a liberdade individual em tempos de ascensão dos mecanismos de controle coletivo. A montagem é interpretada pelo consagrado ator Reynaldo Gonzaga, sob a direção de Ricardo Peixoto.
O Controle se passa em um futuro não muito distante. Um homem está preso, sem saber o motivo. Ele se considerava um cidadão exemplar, cumpridor abnegado de todas as medidas governamentais que garantiam a ética coletiva.
Orgulhava-se de sua alta pontuação no sistema de crédito social — estava quase alcançando uma faixa que lhe permitiria morar em uma área mais nobre.
No entanto, separado do seu iPhone, perde o acesso à própria posição social — e, portanto, não sabe nem quanto tempo ficará preso. Aos poucos, divide sua perplexidade com o companheiro de cela, que permanece em silêncio… até que o inesperado acontece. Em meio aos seus pertences, o protagonista encontrará pistas que o ajudarão a entender o motivo de sua prisão.
O espetáculo é uma profunda reflexão sobre os limites entre o aperfeiçoamento das regras civilizatórias e as tentações totalitárias do controle central. A hiperconexão entre indivíduos de todo o planeta, por meio da tecnologia digital, pode ser libertadora — ou aprisionadora. Estaríamos caminhando para uma espécie de “unificação das mentes”?
SERVIÇO “O CONTROLE”
Dia: 22/04 às 20h
Dias: 25, 26 e 27 às 18h
Teatro Cândido Mendes
Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema/RJ
Indicação: 14 anos
Os ingressos R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia entrada)
Site: www.sympla.com.br
Classificação: 14 anos
Ficha Técnica
Autor: Guilherme Fiuza
Direção: Ricardo Peixoto
Com: Reynaldo Gonzaga
Música Original e Trilha Sonora: Ricardo Severo
Operadora de Som: Barbara Frazão
Idealização, Criação de Projeção e Arte Visual: N2M Criação
Fotografia: Sal Ricardo
Idealização e realização: Ricardo Peixoto Produções
VISITE: www.ocontrole.art.br

