Ondas de calor extremo com o janeiro mais quente da história, dólar nas alturas, plataforma DeepSeek revolucionando o mercado de Inteligência Artificial, Donald Trump de volta à Casa Branca com grande presença das bigtechs… 2025 já começou com tudo e promete ser mais um ano de transformações globais que, com certeza, vão afetar também as áreas da tecnologia e inovação.

DESTAQUES 2024
O ANO DA IA?
De olho nessas mudanças, a Rio Innovation Week, conferência global de tecnologia e inovação, busca refletir as principais tendências do ano em sua programação. Então, que tal relembrar algumas das principais temáticas abordadas na conferência e conhecer as principais tendências que vão dominar 2025 e a próxima edição do evento?
Como a IA se desenvolve exponencialmente, o assunto será mais uma vez o mote central do evento deste ano, que abordará “A Ética no Uso da Inteligência Artificial”. Se no ano passado nomes como Peter Norvig, cientista da computação que teve papel fundamental na formação do campo da IA, nos fizeram refletir sobre o potencial, os fascínios e os perigos da tecnologia, este ano a Rio Innovation Week 2025 trará personalidades do mesmo peso para fazer os milhares de participantes enxergarem além das fronteiras atuais.
Em 2024, as tecnologias de IA se tornaram definitivamente parte do nosso cotidiano, a partir de assistentes virtuais como o ChatGPT, Gemini e Copilot. No entanto, o progresso implementado por essas tecnologias no último ano vai muito além do uso individual dessas ferramentas. “A IA muda nossa visão, nosso lugar na natureza e nossa visão de nós mesmos como humanos. Assim como Copérnico, que mostrou que a Terra não é o centro do universo, ou Darwin, que mostrou que a humanidade não está acima dos outros seres vivos”, pontuou o pesquisador Peter Norvig durante o evento realizado no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

O Nobel da Química de 2024 é exemplo dessa revolução científica. O prêmio foi dado a três cientistas que conseguiram decifrar o código das proteínas para construir novas estruturas orgânicas com auxílio de um modelo de inteligência artificial. Já na medicina, foram implementadas ferramentas de IA para a detecção de tumores.
Foi o caso da Mia, que analisa mamografias em hospitais do Reino Unido à procura de indícios de câncer de mama que passam despercebidos durante a análise médica. A ferramenta conseguiu identificar com sucesso as imagens de 11 pacientes que não tinham sido diagnosticados. Já no campo político, a Inteligência Artificial foi amplamente utilizada na eleição presidencial dos Estados Unidos, por exemplo, para fazer a análise de eleitores e desenvolver estratégias de campanha mais precisas.
A Rio Innovation Week 2024, no entanto, foi muito além da tecnologia e inovação em nosso planeta e fez uma viagem ao espaço com o engenheiro brasileiro da NASA, Ivair Gontijo. No mesmo ano em que foi descoberta a existência de água líquida no interior de Marte, o cientista da agência espacial norte-americana explicou no evento como ajudou a levar veículos robotizados para Marte e a importância dessas missões: “Algumas coisas que a gente precisa fazer antes de levar humanos a Marte é levar veículos robotizados e descobrir por que o planeta se diferenciou tanto da Terra com o tempo”. Gontijo explica ainda que “é como um filhote de passarinho saindo do ninho: é a humanidade saindo do seu berço e tentando se transformar em uma espécie multiplanetária”. Outro marco da tecnologia espacial em 2024 foi o sucesso no resgate do foguete Starship Super Heavy, da SpaceX, que, após reentrar na atmosfera terrestre, conseguiu pousar ao ser estabilizado por uma torre de 146 metros de altura.
Tendências 2025
O QUE VEM POR AÍ EM 2025?
A Rio Innovation Week 2025 vai não só destacar os avanços e conquistas da tecnologia e inovação, mas também enfrentar os desafios, sendo um dos maiores deles a emergência climática. Pensar em soluções para o clima e o meio ambiente se tornou inevitável e o tempo é cada vez mais curto.
“Se a gente não mudar como a gente conta a história de quem nós somos, a gente vai acabar com a nossa própria história”, afirmou o físico brasileiro, Marcelo Gleiser, durante a Rio Innovation Week. O cientista é curador da conferência “Ciência para Todos”, que vai contar com um dia dedicado à preservação do planeta, com a presença do pesquisador que fez parte da equipe que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, Carlos Nobre.
Na edição passada do evento, Sandrine Dixson-Declève, referência global em economia sustentável, propôs soluções para os desafios apontados por Gleiser: “Nós temos que ter mais coragem e falar que já deu. Precisamos entender que nossos sistemas estão quebrados”.
Para a edição de 2025, a Rio innovation Week terá a trilha RiW climate com a presença dos principais especialistas na discussão do tema


Para a edição de 2025, a Rio Innovation Week vai contar com a trilha de conhecimento Climate RIW, que será um marco preparatório para a COP 30, principal encontro global sobre o clima a ser realizado neste ano em Belém. O evento vai antecipar debates sobre preservação da Amazônia, transição energética e financiamento climático. A Climate RIW contará com referências mundiais sobre o clima como o Brasileiro Sérgio Besserman Vianna, economista, ex-presidente do IBGE e atual presidente de Pesquisa do Inst. do Jardim Botânico.
Outra tendência relevante para 2025 é a busca da saúde mental e física, que se traduz em um dos setores que mais crescem no mundo hoje — o mercado do wellness, que movimenta 5,6 trilhões de dólares no mundo todo. Na Rio Innovation Week, o setor wellness será contemplado pela conferência Global Health, com palestrantes como as lutadoras de jiu-jitsu Kyra e Cesalina Gracie; a dermatologista e empreendedora Paula Belotti; e a influenciadora Malu Borges.
Por fim, outra tendência que já era inescapável em 2024 e que vai continuar sendo um assunto central para a tecnologia e inovação é a IA. A Rio Innovation Week vai contar com palestrantes como o CMO da Nvidia, Marcelo Pontiere; o presidente da X Prize Fundation, Peter Diamandis; e o professor da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, Kang Zhang.
O QUE FOI DITO NO RIW

“Entendeu-se que a terra é inferior aos seres humanos, que outros seres são inferiores aos seres humanos. Eu chamo essa ideia de separação, eu chamo isso de apartheid ecológico. É a ideia de que somos separados da natureza, que a natureza existe para exploração humana. Essa separação começa a influenciar todas as partes da vida.”
Vandana Shiva, filósofa e ativista ambiental de destaque internacional

“A inteligência verdadeira é flexível e proativa, capaz de se antecipar e agir em função de valores.”
Suzana Herculano, neurocientista e bióloga

“Conhecimento e imaginação são a chave do sucesso para mergulhar na inteligência artificial, sempre com consistência. É preciso parar de pensar como máquinas e repetir fórmulas só porque elas funcionam.”
Fábio Seidl, diretor Global de Desenvolvimento Criativo da Meta

“O Prêmio Nobel que eu ganhei deveria ter sido dado ao time todo. Muitas coisas só podem ser feitas em colaboração, não tem outra forma. Um Prêmio Nobel só vai acontecer a partir da colaboração de muitas pessoas.”
Kip Thorne, ganhador do Prêmio Nobel de Física e professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia

“A ciência absorve todas as ideias, mas não acredita que tudo é verdade, ela questiona. E esse questionamento de outras formas de ver as coisas, é isso que a ciência é: duvidar, questionar, propor novas maneiras, revoluções.”
Carlo Rovelli, físico e cosmólogo italiano

“Temos trajetórias culturais e mundos tão plurais que podíamos não nos cruzar na eternidade. Precisamos juntos decolonizar e descolonizar os pensamentos, nossos corpos.”
Ailton Krenak, líder indígena e imortal pela ABL

“O algoritmo está programado para não ouvir pessoas pretas, o acesso às ferramentas no mundo digital não é para todo mundo.”
Preto Zezé, cofundador e presidente da CUFA RJ, empreendedor e conselheiro do BTG
SOBRE A RIO INNOVATION WEEK
A Rio Innovation Week (RIW) é a maior conferência global de inovação e tecnologia do mundo. Neste ano, o evento se prepara para sua quinta edição, a ser realizada entre os dias 12 a 15 de agosto, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Com 15 trilhas de conhecimento e mais de 45 conferências em 35 palcos simultâneos, a semana de inovação terá como pilares o Clima, IA e Wellness, além do tema “A Ética no Uso da Inteligência Artificial” como mote central.
“A última edição da Rio Innovation Week consolidou o evento como a maior conferência global de inovação e tecnologia. Tivemos resultados surpreendentes, com auditórios lotados, geração de empregos, fechamento de negócios e criação de oportunidades. Foi a maior edição até agora, e queremos superar todas as expectativas em 2025, colocando o Rio de Janeiro no mapa mundial da inovação”, afirma Jerônimo Vargas, diretor-geral do Rio Innovation Week.