Agenda Rio 360°

Museu do Amanhã apresenta exposição sobre sonhos

Museu do Amanhã apresenta exposição sobre sonhos

O misterioso universo dos sonhos sob diferentes perspectivas é o tema da nova exposição do Museu do Amanhã. Selando uma inédita parceria curatorial com o neurocientista Sidarta Ribeiro, curador do próprio museu, “Sonhos: História, Ciência e Utopia” marca o início de uma programação comemorativa diversa pelos dez anos da instituição, a serem completados em dezembro de 2025.

A mostra apresenta a complexa teia dos sonhos — sejam lúcidos ou lúdicos, analisados por cientistas ou interpretados por esotéricos; os que moveram a psicanálise de Freud, inspiram a vida e a arte, ou os que dependem do descanso para promover saúde e qualidade de vida; sejam eles os sonhos dos ancestrais ou as utopias futuras.

Baseado em seu próprio livro “O Oráculo da Noite: A História e a Ciência do Sonho”, Sidarta, ao lado de Fabio Scarano, idealizou uma experiência tátil, científica e artística, proposta ao visitante por meio de recursos interativos, imagéticos e sensoriais.

Fabio Scarano comenta sobre a conexão entre a linha curatorial do biênio do Museu do Amanhã — que aborda diversas formas de inteligência para conceber futuros prováveis — e o tema da exposição: “Diferentes culturas lidam com o sonho não só como uma espécie de premonição, mas também como uma potência criativa de possibilidades que, em última instância, asseguram a própria preservação e perpetuação. Isso compõe a diversidade que a palavra ‘inteligência’ abriga.” E Sidarta conclui: “A esperança para nossa espécie — e tantas outras por nós ameaçadas — vem de um sonho compartilhado sobre um futuro verdadeiramente respeitoso, amoroso e — por que não? — delicioso de viver.”

Esse entendimento foi fundamental para o trabalho curatorial da dupla, que elaborou o percurso a ser atravessado pelo visitante entre ancestralidade, ciência, psicanálise, arte, utopias e uma boa oportunidade para um merecido relaxamento.

A mostra se inicia com a instalação “Labirinto — Somos Descendentes de Sonhadores”. Simulando um labirinto, com ilustrações, textos e jogos de luz e sombra, o visitante confere um panorama histórico de como os sonhos têm sido usados por diferentes povos e em diversas épocas como ferramentas de decisão, criação e aprendizado. Em seguida, em “Meditação — Sonhar-criar”, há um espaço de meditação guiada pela voz de Sidarta, aliada a sonoridades brasileiras. Com iluminação dinâmica e ativação olfativa, o local é revestido com materiais naturais e conta com redes, bancos e almofadas que provocam dinâmicas e atendem a diferentes necessidades.

 

Serviço:

endereço: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240

horário: Quinta a terça (fechado às quartas)  10h às 18h – Última entrada 17h

ingressos: www.sympla.com.br

exposição: até 27 de maio de 2025

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário