Destaque PostsMotores

Motos: Lifestyle sobre rodas

Lifestyle sobre rodas

Muito além de uma moto, um estilo de vida! A Revista Manchete embarca pela história de uma das mais emblemáticas marcas de motocicleta, que inspirou uma fiel comunidade pelo mundo. A Harley-Davidson se destaca pelo design que remete à liberdade, pelo ruído diferenciado do motor e pela exclusividade de seus produtos.

Se você me perguntar o que é a Harley-Davidson, eu costumo dizer o seguinte: é uma marca que também vende moto, porque existem tantas outras coisas que entregamos para o cliente e para os apaixonados pela marca, que eu falo que a moto é quase o subproduto.” A definição apresentada pelo diretor da Rio Harley-Davidson, Luiz Vasconcellos, demonstra a força de uma marca conceituada que atravessou gerações para muito além da venda de motocicletas e que enaltece o significado do estilo de vida em ser Harley, tornando-se um verdadeiro símbolo cultural.

A concessionária Rio Harley-Davidson, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, mantém a premissa original da marca, criada em 1903, nos Estados Unidos, por William Harley e os irmãos Arthur e Walter Davidson, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin. Há 122 anos, os precursores da Harley construíram a primeira motocicleta em um pequeno galpão de madeira, com a proposta de criar uma bicicleta motorizada, mais especificamente para subir colinas sem muito esforço. A ideia inovadora possibilitou uma evolução rápida. Prova disso é que, em 1910, os sócios já produziam centenas de motos por ano.

“O tamanho do motor dela era um pouco maior do que uma latinha de massa de tomate. Então, era muito rudimentar, simplória, mas de fato funcionou. E a partir daquele momento, eles construíram essa primeira motocicleta para se deslocarem.”

Luiz Vasconcellos, diretor da concessionária Rio
Harley-Davidson,
referindo-se ao primeiro modelo da marca.

GUERRAS, CRISE E AVANÇOS

Em 1956, o cantor Elvis Presley posou para a capa de uma revista especializada em motocicletas montado em sua Harley, ajudando a popularizar a marca

Durante a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, a Harley forneceu milhares de motocicletas para o exército americano, aumentando sua reputação global e a imagem da marca como símbolo de resistência e liberdade.

Em 1929, a quebra da Bolsa de Nova York impactou diretamente a Harley, junto a outras grandes empresas americanas. No entanto, a marca se reinventou em 1934 e retornou ainda mais pujante, com o lançamento de novos produtos, e inovando com motores mais potentes e estilos distintos.
A empresa também passou pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945), oportunidade em que pôde colaborar novamente com o exército dos Estados Unidos, reafirmando sua conduta e reputação na sociedade. Já entre os anos de 1950 e 1970, tornou-se ícone mundial, muito especialmente quando ganhou as telas do cinema, em filmes como The Wild One (1953) e Easy Rider (1969), que ajudaram a consolidar a imagem rebelde das Harley-Davidson.

“O Elvis Presley fez uma foto, uma raridade na capa de uma revista da época, e aquilo explodiu como um rastilho de pólvora. E aí a moto saiu realmente do mundo da motocicleta e foi para o mundo do cinema. Com isso, ela ganhou novos holofotes quando foi para o filme O Exterminador do Futuro, com Arnold Schwarzenegger, já na década de 1980’’, disse Vasconcellos.

Entre as décadas de 1990 e 2000, a Harley passou a focar na experiência do cliente, promovendo diversos eventos e lançamentos de linhas de roupas, acessórios e perfumes com a marca, modernizando-se e investindo em suas coleções, até a atualidade.A loja da Rio Harley-Davidson vende, além das potentes motocicletas, uma diversidade de produtos para que os clientes possam efetivamente vestir a marca Harley, desde malhas, jaquetas, camisetas, botas, capacetes, entre outros acessórios, para que o motociclista possa não somente andar de moto, mas também usar em outros passeios e finalidades de lazer. As opções envolvem estilos de roupas funcionais e vestuários do conceito lifestyle, que podem ser trajados em diferentes eventos e ocasiões.

 

MOTOS PARA DESLOCAMENTOS
CURTOS E PROLONGADOS
A Harley-Davidson possui modelos de motocicletas tanto para deslocamentos rápidos como também para viagens prolongadas, alinhados de acordo com a proposta e necessidade do cliente. A Street Bob, por exemplo, é uma moto que já vem customizada e possui um estilo diferente. É considerada um modelo fácil e leve para quem precisa realizar percursos muito mais ágeis no cotidiano.
Já a Fatboy é uma moto icônica da marca. A potência do motor de uma Harley-Davidson Fatboy possibilita um trajeto de até 500 km/h. Além disso, existem outros modelos considerados grandes estradeiros, que são as motos touring. “São aquelas em que a pessoa sai daqui e vai lá para o Ushuaia, na Argentina, em um trajeto de 10 mil quilômetros, e chega lá como se tivesse ido de avião”, afirmou Vasconcellos.
A marca também organiza suas motocicletas em diferentes coleções, com destaque para Grand American Touring, Cruiser, Adventure Touring e Sport. Além dessas, a Harley possui categorias para modelos elétricos.

CONCEITO DE EXCLUSIVIDADE
Uma peculiaridade da marca Harley-Davidson está nas motos e nos acessórios personalizados. Para quem é proprietário de uma Harley, mesmo que as motocicletas sejam do mesmo modelo, as peças nunca serão iguais. Uma distinção singular, e que se originou entre as décadas de 1930 e 1940, período de popularidade das tatuagens, é que as pessoas passaram a tatuar no corpo sua própria forma de identificação. E isso logo se tornou uma tendência adotada pela marca para destacar suas mais diferentes coleções. Os tanques das motos Harley, por exemplo, possuem um emblema e uma tatuagem próprios, reafirmando o conceito estabelecido pela empresa de criar a personalidade no produto e ao gosto individual dos seus proprietários. Outro grande diferencial é o barulho do motor, considerado a alma da marca.

“O motor de uma moto da Harley-Davidson tem uma concepção que faz com que o barulho seja patenteado. É o barulho hard que todo mundo gosta, que é nossa marca registrada. Isso tem um aspecto técnico. Trata-se da ideia de produção do motor em V, que conta com dois cilindros a 45 graus. A construção leva sempre o mesmo formato em V, o que possibilita que o barulho seja patenteado.”

Luiz Vasconcellos, diretor da concessionária Rio Harley-Davidson

FÁBRICA NO BRASIL
A fábrica da Harley no Brasil, situada na Zona Franca de Manaus (AM), foi a primeira unidade da marca fora dos Estados Unidos, e que inicialmente desenvolvia suas operações como uma fábrica CKD (Complete Knock-Down), focada no mercado brasileiro. Atualmente, a fábrica permanece em operação, atendendo ao mercado nacional. Hoje, a Harley possui 13 concessionárias e 13 representantes em território brasileiro. Vasconcellos conta que todas as motocicletas da loja são produzidas aqui no Brasil desde 2011. As peças vêm dos Estados Unidos, mas as motos são fabricadas com a nossa tecnologia e mão de obra – o que permitiu que a Harley retornasse ao mercado brasileiro e, de certa forma, muito mais competitiva do que antigamente, quando era um produto 100% importado.

UMA LEGIÃO DE APAIXONADOS
A Harley-Davidson conta com um grupo global, denominado Harley Owners Group (H.O.G.). A iniciativa oferece um ambiente exclusivo para que os proprietários de Harley-Davidson possam se conectar e compartilhar sua paixão pela marca e desfrutar do modo de vida Harley. O grupo possui mais de 1 milhão de participantes.

“Chegando no Japão, você pode não falar japonês, mas estando lá com uma jaqueta ou uma camisa do H.O.G, já é rapidamente identificado e muito bem-vindo ao grupo. E como associados, também temos benefícios exclusivos, incluindo um sistema de contagem de milhas, por exemplo, que colocamos no colete e que indicam quantas milhas já foram percorridas de moto. Contamos também com descontos em produtos Harley e ainda é possível participarmos de encontros e eventos exclusivos”, comentou Carlos Sena, agente de turismo e proprietário de Harley.
Tradição, qualidade, experiências personalizadas e senso de coletividade são as principais características que tornaram a Harley-Davidson uma verdadeira gigante mundial. Muito mais do que vender motos, a marca transcendeu esse aspecto, valorizando, sobretudo, o estilo Harley de ser, em uma linguagem única e sem fronteiras, tornando-a emblemática, relevante e admirada no mundo inteiro.

Carlos Martins é jornalista e comunicador de rádio e televisão

Deixe um comentário