Gastronomia

Alta Gastronomia feita com Amor e Alma

O sentimento e a culinária estão intimamente relacionados, assim como a degustação e a socialização. Nesta coluna, apresentamos a experiência do despertar do paladar com sabor de afeto.

Escolhemos nesta edição a rica comida tailandesa, inspirada em diversas culturas, como a chinesa, a vietnamita e a indiana, feita a quatro mãos com o talentoso chef Itamar Araújo, com quem compartilho uma história desde seus tempos de formação profissional. Esse reencontro na cozinha foi mais do que simbólico – foi uma celebração daquilo que a gastronomia tem de mais bonito: a capacidade de criar laços, de gerar trocas genuínas e de perpetuar conhecimento.

Os chefs Itamar Araújo e Frédéric Monnier
Acima, o Combinado de Sashimi.
o Elena Bun no Vapor, feito de barriga de porco assada, picles e molho Hoisin
A Gyoza de porco e nirá com molho shoyu e vinagre.

O SEGREDO DA COMIDA TAILANDESA

Foto: Tomás Rangel

Na cozinha do Elena, entre aromas que remetem à Ásia, dois mundos se encontram: o da tradição francesa e o da paixão pela cozinha tailandesa. Foi assim que reencontrei meu antigo aluno, hoje um nome respeitado da gastronomia carioca, o chef Itamar Araújo, para prepararmos juntos um clássico tailandês: o pad thai de camarão.

O reencontro foi mais do que culinário – foi um mergulho nas raízes, nas histórias de superação e na transformação que a cozinha nos proporcionou no caminho de nossas vidas. Lembro do Itamar lá atrás, subchefe, ainda em Salvador… Sua dedicação já era algo que me tocava e, agora, sinto-me emocionado. Itamar comentou com gratidão:

“Foram puxões de orelha necessários, chef. A disciplina que aprendi contigo me fez crescer”.

Enquanto os ingredientes tomavam forma sobre a bancada – tofu, broto de feijão, massa de arroz, cebola em meia-lua, camarões frescos e o famoso molho nam pla –, as memórias também eram salteadas na conversa. “A única adaptação que fiz nesse prato foi reduzir a pimenta. Aqui no Rio, nem todos têm o hábito. Mas o resto é o mais autêntico possível”, explica Itamar, chef e alma criativa do Elena.

A receita, feita na tradicional wok de ferro, respeita o equilíbrio fundamental da cozinha tailandesa: picância, acidez, sal e doçura. O toque pessoal do chef brasileiro surge no amendoim que finaliza o prato, caramelizado com pimenta e flor de sal. “Esse é o meu diferencial. É o meu jeito de dizer: esse é o meu pad thai”, sorri Itamar.

Estou acostumado com sabores sutis da França, somados às experiências que vivi pelo Brasil, e confesso que estou impressionado com a complexidade e harmonia do prato. O ponto de cozimento do camarão, a textura da massa, o frescor do broto… Tudo está perfeitamente equilibrado. É leve, aromático, cheio de personalidade. É o prato do Itamar.

A conversa encerra com brindes e muita alegria, acompanhados de um drinque autoral do premiado mixologista Alex Mesquita, o Berry Fizzy, que harmoniza perfeitamente com o prato tailandês. Afinal, quando talento, história e amizade se misturam no fogo alto da cozinha, o resultado é sempre um prato inesquecível e uma memória para aquecer a alma.

GASTRONOMIA, ARTE E AFETO EM UM CASARÃO HISTÓRICO NO RIO

Muito mais do que um restaurante, o Elena é um verdadeiro ponto de encontro entre sabores, arte e memória afetiva. Instalado em um casarão do século XIX tombado pelo patrimônio histórico – parte da antiga Chácara do Algodão, que abrigava operários da Companhia América Fabril –, o espaço no bairro do Horto traduz o espírito carioca com sofisticação, ousadia e acolhimento.

Foto: Tomás Rangel

Eleito pelos críticos da gastronomia o Melhor Restaurante Asiático do Rio de Janeiro em 2024, o Elena foi pensado para ser uma experiência completa. Com menu assinado pelo chef Itamar Araújo, que traz bagagem de casas estreladas como o Mee (Belmond), a gastronomia da casa mergulha nos sabores da Ásia com técnica e personalidade, e ganha aromas intensos quando os clássicos asiáticos, como kimchi, arroz de jasmim e legumes no estilo “stir fry ”, passam pelo forno de carvão. Na coquetelaria, o cliente vive experiências com drinques autorais e clássicos revisitados, que combinam ingredientes brasileiros com toques internacionais.

A arte também pulsa em cada ambiente do Elena, com projeções, videoarte, música e exposições transformando o local em uma galeria viva. As experiências sensoriais se estendem até o segundo andar, onde está o Gogo Bar – espaço de personalidade forte e vista privilegiada para o Cristo Redentor, onde acontecem os eventos musicais.
A arquitetura do Elena respeita e valoriza a estrutura original do casarão, harmonizando elementos contemporâneos com a estética histórica. Inspirado no universo feminino e na valorização de pequenos produtores, o Elena celebra a vida com sustentabilidade, afeto e uma alma genuinamente carioca. Não é um restaurante que poderia estar em qualquer lugar do mundo. Ele está exatamente onde deveria: no coração do Rio.
À bientôt pour une prochaine expérience!

Frédéric Monnier é embaixador do Polo Gastronômico da Zona Sul, embaixador e professor do Senac, proprietário da Monnier Gastronomia e fundador da Associação de Chefs França-Brasil. Sua formação na França inclui passagens por restaurantes estrelados, como Au Comte de Gascogne, L’Agath, Lasserre e L’Amphyclès.

PAD THAI DO CHEF ITAMAR ARAÚJO

Foto: Vinicius Iannuzzi

Ingredientes:
Proteína:
100 g de camarão médio
85 g de tofu
2 ovos

Vegetais:
40 g de cebola
33 g de nirá (alho-poró japonês)
35 g de broto de feijão
8 g de coentro fresco
½ limão (cortado ao meio)

Massa:
100 g de massa pho hidratada
Molho:
90 g de molho pad thai
Outros:
15 ml de azeite extravirgem
30 g de amendoim torrado

Modo de Preparo

1. Ingredientes:
Corte a cebola em fatias finas.
Corte o tofu em cubos pequenos.
Pique o amendoim torrado e o coentro.

2. Cozimento:
Aqueça o azeite em uma frigideira grande ou wok em fogo médio.
Refogue bem a cebola.
Adicione os ovos e mexa bem até se desfazerem em pedaços pequenos.
Acrescente a massa pho e salteie por alguns minutos.
Junte o camarão, o nirá, o tofu e o broto de feijão. Continue salteando até o camarão cozinhar.
Adicione o molho pad thai e misture bem, envolvendo todos os ingredientes. Cozinhe por mais um minuto, mexendo sempre.

3. Finalização e apresentação:
Transfira o pad thai para um prato.
Finalize com coentro picado e amendoim torrado por cima.
Sirva acompanhado de meio limão para espremer a gosto.

https://www.youtube.com/watch?v=7D-wOGzNIrQ

Deixe um comentário