“A cidade é rodeada por maciços costeiros. As serras principais são Calaboca, Mato Grosso e o Pico da Lagoinha, com 890 metros. O território estende-se por 360mil km², dividido entre os distritos Maricá, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu com uma população estimada em 200 mil pessoas.”
Alguns destaques da cultura brasileira tiveram ligação estreita com a cidade que escolheram para fixar residência e ter casa para lazer. Figuras como as cantoras Maysa e Beth Carvalho, o antropólogo Darcy Ribeiro e o jornalista João Saldanha. A Prefeitura vem adquirindo os imóveis que pertenceram a eles em vida para transformá-los em museus e espaços culturais. São todos bem próximos, na extensão das belas praias do Cordeirinho e de Barra de Maricá. O projeto recebeu o nome de Circuito Cultural Caminho das Artes.
A Estrada de Ferro de Maricá também faz parte da história da cidade. E viveu seu auge entre 1911 e 1940, registrando um grande volume de cargas da produção local.



Maricá possui serras, as quais são chamadas de Mato Grosso, Calaboca, Lagarto, Espraiado, Silvado e Tiririca.
Possui também canais de ligações artificiais que fazem as águas das lagoas serem levadas ao mar
GESTÃO CONSOLIDADA
Maricá é um reduto do governo progressista consolidado há 16 anos. Comandado de 2009 a 2016 por Washington Quaquá, seguido por mandatos de Fabiano Horta de 2017 a 2024 e com os votos renovados por mais 4 anos (provavelmente 8) com o atual prefeito Quaquá. Mas qual a fórmula de tamanho sucesso? A Revista Manchete veio conhecer as principais entregas da gestão pública que efetivamente tem garantido a continuidade de uma mesma linha partidária por tanto tempo, algo incomum no cenário brasileiro.

MUMBUCA
VERMELHINHO
Com os ônibus na cor vermelha predominante, a Empresa Pública de Transporte (EPT) possui atualmente 135 veículos, distribuídos em 39 linhas transportando uma média diária de 95 mil passageiros. São 1300 viagens por dia em um modelo pioneiro no Brasil a oferecer ônibus totalmente gratuito para toda a população. Não precisa de cadastro, é só esticar o braço entrar e se sentar.


PASSAPORTE UNIVERSITÁRIO
Programa municipal criado para permitir a moradores de baixa renda de Maricá ter acesso gratuito ao estudo universitário em instituições privadas, por meio de bolsas de estudos. Serve como oportunidade de formação profissional de nível superior a pessoas que não teriam condições financeiras de custear os estudos em faculdades particulares, para isso, é preciso atingir notas superiores a 450 pontos no ENEM.
AEROPORTO OFFSHORE
Remodelado e reinaugurado em 2018, o Aeroporto de Maricá realiza cerca de 18 voos offshore diários, com destino à Bacia de Santos. Localizado em um ponto estratégico possui 3 três pátios que somam 20 posições de aeronaves e 20 vagas para helicópteros de grande e médio porte. O programa da Prefeitura de Maricá em parceria com a Azul possui voos diários para Campinas e conexões para todo o Brasil.



HOSPITAL DR. ERNESTO CHE GUEVARA
A Prefeitura de Maricá possui um hospital de referência. Inaugurado em 2020 atende somente pacientes referenciados, ou seja, recebidos em ambulâncias, agendados pela Central de Regulação ou encaminhados por outros serviços da rede. A unidade possui quatro salas cirúrgicas de ponta totalmente equipadas para mais de 15 especialidades sendo destaque no atendimento de traumas. Existe no local um moderno centro de imagens, ambulatórios com diversas especialidades. Conta ainda com 5 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros cinco de enfermaria cirúrgica.
CODEMAR
A Codemar é a Companhia de Desenvolvimento de Maricá, uma sociedade por ações que atua na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro. A Codemar é responsável por diversos projetos na cidade, como o Parque Tecnológico, a Escola de Startups, o Hotel Maricá e o Biotec Maricá.


ORLA DE MAMBUÍ
Um boulevard que fica às margens da Avenida Braulino Venâncio da Costa com uma estrutura que inclui ciclovia e bicicletas gratuitas, um lago e bancos para contemplação, área esportiva com skatepark, campo de grama sintética, academias ao ar livre, pista de corrida além de playground para as crianças. Possui estabelecimentos comerciais, horta e aviário.
Uma cidade que cuida, transforma e inspira
EM 2025 começa uma nova fase em Maricá e durante a posse do atual prefeito o vídeo Cidade das Utopias foi apresentado aos que assistiram à posse, e você leitor, poderá também assistir clicando no QRC que está nesta matéria. É um vídeo futurístico, mas que, considerando a disposição de Quaquá ele se tornará realidade. A avaliação da nova gestão é clara e bem razoável quando afirma que o petróleo não é para sempre e que a cidade precisa se preparar para novos tempos, sem a dependência do royalty com a inserção de uma economia sustentável por meio de turismo, empresas de tecnologia, indústria e comércio, sem esquecer de cuidar das pessoas e da cultura. Até o momento o desenho tem sido neste caminho com redução de alguns benefícios como o PPT que vai gerar uma economia de R$ 180 milhões transformados em investimentos diretos em um conjunto de atratividades para quem estiver a caminho de Maricá a passeio ou negócios.
Uma nova e moderna estrutura rodoviária com integração de ônibus, VLT, Maria Fumaça com total acessibilidade e segurança para pedestres e veículos. O complexo terá parcerias com Governo do Estado, setor privado e prefeitura


BEM VINDOS AO FUTURO
Cidade das Utopias é um projeto de urbanização futurista de grande envergadura com um orçamento na casa de R$ 7 bilhões. Nas redes sociais, o prefeito vem dividindo com os seguidores sua visão positiva sobre a cidade que está novamente sob a sua gestão. Ele liga a Loja das Sardinhas, em Lisboa, Portugal, a uma loja similar com a produção de camarões e tilápias do projeto CIAMAR.
Conecta o parque Puy du Fou Espanhã, com quem já assinou contrato de intenções, a uma roda gigante e um esplendoroso teleférico, trazendo as instalações do Hotel de Maricá e o complexo hoteleiro Maraey. O projeto inclui tudo isso junto com a certeza de que, para alavancar o turismo, é necessário investir em muitas atrações. Nada passa despercebido, mesmo com a urgência da transformação da cidade. Faz parte dos planos acelerar as usinas fotovoltaicas, construir condomínios empresarias e residenciais, além dos 7 novos pórticos para a cidade. O atual gestor de Maricá tem demonstrado capacidade política para trazer investimentos do governo do Estado RJ, da iniciativa privada, de quem conquistou respeito pela sua história e do governo federal, pela sua carreira progressista. Assim, tem conseguido realizar obras de grande vulto, como o complexo esportivo, parque linear e tecnológico, piscina natural e ainda, um gigantesco porto. Isso sem falar do mergulhão em Inoã, duplicação da BR e corredor de VLT ligando Inoã a Itapuaçu, além da maria fumaça para resgatar a história como forma de atrativo turístico.


Que ninguém duvide da disposição e do olhar atento da nova gestão, pois existe o preceito da urgência de seguir pelo caminho da geração de emprego e renda na cidade por meio do empreendedorismo dos maricaenses e dos empresários, que resolverem lançar suas fichas na Cidade das Utopias. O que a Revista Manchete deseja é que esse projeto seja um grande sucesso, pois o nosso estado precisa de um interior forte com muitas opções para cariocas, fluminenses e turistas nacionais e internacionais.


“Este é só o começo! Maricá vai se tornar uma cidade mundial, cuidando das pessoas e das famílias. Uma cidade onde as utopias se tornam realidade.”
Washington Quaquá (prefeito eleito de Maricá (RJ)