Rio,
EU GOSTO DE VOCÊ!
Do alto, a Cidade Maravilhosa desperta esbanjando um festival intenso de luzes que desvendam, aos poucos, uma das paisagens mais lindas do mundo. O amanhecer em gradiente de cores sob um ângulo inédito ao som do saxofone é uma experiência exclusiva e surpreendente no Parque Bondinho Pão de Açúcar®, com abertura antes do horário oficial do parque, o que torna a experiência ainda mais especial.
Se for cedo demais, outro espetáculo da natureza também acontece no pôr do sol. O Sunset no Parque Bondinho Pão de Açúcar®️ é um dos eventos mais encantadores do Rio de Janeiro. Considerado também uma programação cultural, que traz muita música brasileira e internacional, a experiência acontece durante o pôr do sol e surpreende os turistas e cariocas com uma vista deslumbrante e boas energias.
Sinônimo de inspiração para milhares de cariocas e turistas do mundo inteiro há 112 anos, o Parque Bondinho Pão de Açúcar®️ ocupa uma posição irrefutável como um dos principais ícones do turismo nacional, fomentando ações e iniciativas voltadas para toda a família.

Outro merecido destaque foi um novo projeto voltado à cultura e lançado em 2024. Trata-se do Bosque das Artes, um espaço integrado à natureza e localizado no Pão de Açúcar. A amostra inaugural recebeu o Projeto Maravilha, do conceituado artista Carlos Vergara. A singularidade da iniciativa transforma o Parque Bondinho em um verdadeiro espaço de arte contemporânea ao ar livre.
O parque conta com uma agenda diversificada de atrações que encantam crianças e adultos. Prova disso foi a parceria com grandes nomes, como D.P.A. e Ladybug, proporcionando diversão, música e atividades especiais, sem abrir mão da temática de conservação ambiental.
Em seus 112 anos de existência, mais de 55 milhões de pessoas já passaram pelo parque, que possui o teleférico mais antigo em operação no mundo.
PISTA CLÁUDIO COUTINHO E TRILHA DO MORRO DA URCA
Impulsionando as ações que agregam valor no entorno do parque, a adoção da Pista Cláudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca, além do Programa Educa Bondinho, corroboram com o cenário de sustentabilidade. O Programa Educa Bondinho, por exemplo, já impactou mais de 80 mil alunos e professores de mais de mil escolas públicas, por meio de visitas gratuitas ao parque, estimulando a educação ambiental de uma forma lúdica e divertida.
Entre tantas ações, o Parque Bondinho também promove e apoia iniciativas que reforçam o princípio de transformar o turismo brasileiro, integrando natureza, sustentabilidade e aprendizado, como o Projeto Jardim do Mel, uma iniciativa de meliponicultura dentro do parque. A ação é dedicada a espécies de abelhas sem ferrão nativas do bioma Mata Atlântica, para o processo de regeneração da biodiversidade local. Outra ação de destaque é a parceria com o Verde Mar, projeto de educação ambiental com ênfase na conservação marinha, que realiza ações educativas em escolas públicas e mutirões nas praias do entorno.
O parque também possui outros projetos para conservação de espécies ameaçadas de extinção, com ações de monitoramento, propagação e repovoamento de orquídeas rupícolas, aquelas que vivem sobre as pedras.
Em linhas gerais, o Parque Bondinho acredita que a transformação do turismo brasileiro também passa pela valorização da nossa sociedade e cultura. Por isso, apoia projetos culturais por meio da Lei de Incentivo do ISS, como o Recicla Circo, com espetáculos teatrais com foco no meio ambiente realizados nas escolas da região; o Favela Hope, um curso de capacitação de jovens e adultos em vulnerabilidade social do entorno, que desejam ingressar no mercado audiovisual; e o projeto Por Um Fio, iniciativa de capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social em costura e moda, além de formação em empreendedorismo.
GESTÃO DO GRUPO ITER
O Parque é administrado pelo Grupo Iter, que conta com a experiência do executivo Sandro Fernandes como CEO. Fernandes possui mais de 20 anos de atuação em desenvolvimento de negócios e gestão em geral. Antes de ingressar na companhia, foi CCO do RIOgaleão, além de ter ocupado cargos de gerente-geral da Tiffany & Co., sendo responsável por todas as operações da América do Sul, bem como gerente-geral do Shopping Iguatemi São Paulo.
Durante entrevista à Revista Manchete, Sandro expressou seu orgulho pelas atividades realizadas pelo Grupo Iter, especialmente no que se refere aos seus principais atrativos, com destaque para o Parque Bondinho, onde iniciou sua história no grupo, em 2018, também ocupando a posição de CEO.
Nascido em Santos, cidade da região litorânea do estado de São Paulo, Sandro escolheu o Rio de Janeiro como sua cidade do coração desde 2012. Foi na Cidade Maravilhosa que, segundo as palavras do próprio gestor, descobriu sua paixão pelo turismo – um setor imprescindível para o desenvolvimento cultural, social e econômico de todo o país.
Diretamente responsável pela gestão sustentável de atrativos turísticos, entretenimento e lazer, com ativos naturais icônicos, o Grupo Iter realiza ações que têm como premissa a busca em proporcionar experiências inesquecíveis para todos os seus visitantes. Além do Parque Bondinho Pão de Açúcar®️, a holding também gerencia o Parque do Caracol, um presente da Serra Gaúcha, em Canela/RS, o Parque Estadual do Tainhas, uma Unidade de Conservação situada no Sul do país, uma região de natureza rústica e intocada, e a C2Rio Tours & Travel, uma das maiores operadoras de turismo receptivo do Rio de Janeiro.
“Iter é uma palavra em latim que significa caminho. E ela remete à nossa empresa, Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que administra o Parque Bondinho. É uma honra ter um parque que há 112 anos impacta positivamente a vida dos turistas não só locais, mas nacionais e internacionais”, declarou Sandro Fernandes, CEO do Grupo Iter.
Paralelamente às inúmeras potencialidades amplamente reconhecidas no Parque Bondinho, o Parque do Caracol surpreende com 15 hectares e uma vista privilegiada para uma expressão imponente da natureza, cartão postal da Serra Gaúcha: a Cascata do Caracol, que impressiona com sua queda livre de 131 metros. O CEO Sandro Fernandes externou sua satisfação em ter lançado, no entorno do Parque do Caracol, uma iniciativa fabulosa voltada para crianças: “Temos também a alegria de neste ano ter lançado em Canela, no entorno do nosso Parque do Caracol, o Saber Caracol, um projeto voltado para o público infantil, que oferece suporte pedagógico personalizado para estudantes com dificuldade de aprendizagem, além de promover a educação ambiental da comunidade vizinha ao parque”, disse Fernandes, anunciando com grande orgulho que, após um período fechado para obras, com o objetivo de aprimorar a experiência dos visitantes, o Parque do Caracol será reaberto ao público ainda no final de maio.
Sávio Neves é presidente do Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ.